Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É LEMBRADO EM SÃO MATEUS

22/09/2021
  • Em função do Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), o Gabinete do prefeito Daniel Santana foi palco para a apresentação cultural de dois alunos da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, Eryck Gabriel Boldt de Oliveira, que tocou ao violino um hino cristão, e Cecília da Silva Petronetto, que leu um poema: ambos têm necessidades especiais.

  • Após a apresentação com o violino, Eryck aproveitou para agradecer pessoalmente a Daniel pelo banheiro adaptado na escola, essencial para a rotina diária do adolescente. Já Cecília, que tem síndrome de Asperger, emocionou a todos com a leitura do poema “Construa-me uma ponte”, de Thomas A. McKean, também autista. 

  • MUNICÍPIO ATENTO À POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • “As diferenças existem e é por meio dessas diferenças que evoluímos, pela observação, pela percepção e inclusão do outro”, observou a secretária municipal de Educação, Edna Rossim em sua fala. O prefeito Daniel Santana ressaltou o esforço do Município em tornar a educação acessível para todos.

  • O ato foi para poucos convidados, em função dos protocolos contra a Covid, contando com a presença do prefeito, da secretária e da subsecretária de Educação, Elizangela Rocio, dos pais de Cecília, Israel e Noeme, da diretora da EMEF Guriri, Roseli Celestino, da coordenadora do Setor de Educação Especial, Sandra Scarpatti e da professora da Sala de Recursos Especiais, Sayonara Miotto.

  • DIA MUNDIAL
  • O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e é celebrado oficialmente em 21 de setembro. A Rede Municipal de Ensino atende 546 estudantes público-alvo da Educação Especial.

Lista de Fotos