Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


EMOÇÃO MARCA INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE DE SAÚDE DO SEAC

05/03/2021

E a Prefeitura de São Mateus segue inaugurando obras no Município. Dessa vez foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Almerinda Santos de Freitas, no Bairro Esplanada (Seac). A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (05) e contou com a presença do prefeito Daniel Santana, secretários municipais, vereadores, lideranças e comunidade local. 


Um dos pontos mais emocionantes da cerimônia foi protagonizado pela família de Almerinda Santos de Freitas, falecida em 2019, que teve seu nome homenageado na Unidade de Saúde. Uma de suas filhas, Flávia Santos de Freitas, contou a trajetória de vida da mãe e disse que a família inteira se sentiu feliz e honrada com a surpresa.


POR AMOR

“Minha mãe morou por mais de 30 anos no Seac. Era uma mulher de fé, representante da Cáritas e sempre procurou ajudar as pessoas que precisavam. No Bairro, os moradores já sabiam e a procuravam para conseguir medicamentos, marcar consultas, e ela sempre ajudava, nunca pensou em reconhecimento, ela fazia tudo por amor. Ficamos felizes em ver que a semente do Bem que ela plantou frutificou na comunidade inteira” – destacou Flávia. 


UNIÃO

O prefeito Daniel Santana lembrou que a Unidade de Saúde foi uma conquista conjunta do ex-deputado federal Jorge Silva, Prefeitura de São Mateus e Câmara de Vereadores. O prefeito solicitou ainda à Secretaria Municipal de Saúde que disponibilize uma ambulância para atender a nova UBS. 


“Ninguém trabalha sozinho, conseguimos essa conquista trabalhando juntos. Eu sou da periferia, lugar onde as pessoas se aproximam sem pedir nada em troca, lugar de gente boa, do Bem. A Prefeitura sozinha não consegue trazer recursos, precisamos de apoio dos vereadores e dos deputados. Precisamos de pessoas boas, que querem trabalhar em prol de São Mateus, assim as coisas acontecem” – afirmou Daniel. 


MAIS CONFORTO

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, disse que a nova UBS vai oferecer todos os serviços que uma Estratégia de Saúde da Família oferece. Também vai proporcionar para a população maior conforto, segurança e espaço físico para acomodar as pessoas que vão buscar atendimento. 


“Essa UBS foi construída para comportar duas Estratégias de Saúde da Família, ou seja, já prevendo uma ampliação da população assistida, temos a possibilidade de contemplação de mais uma equipe, para dividir a população do Bairro, dando mais conforto e qualidade na prestação no serviço em saúde da comunidade” – lembrou Henrique.


ATENDIMENTO PARA TODOS

A nova UBS vai atender, além dos moradores do Bairro Esplanada (Seac), pessoas das localidades de: Nova Era, Córrego da Estiva, Rodocon e KM 10. Deverá começar a funcionar já no final da próxima semana. A UBS Almerinda Santos de Freitas é moderna e segue os padrões da arquitetura do Ministério da Saúde para garantir mais eficiência, segurança e comodidade à população.


Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo