Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


LANÇADA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: SÃO MATEUS É POLO

28/04/2023
  • Foi lançada nesta quarta-feira (26), em Nova Venécia, a Agenda de Desenvolvimento Regional, que foi construída por um grupo de trabalho multidisciplinar, formado por representantes dos doze municípios do Consórcio Prodnorte, do qual São Mateus é um dos destaques. O Governo do Estado foi representado pela secretária estadual de Governo, Maria Emanuela Pedroso. 

  • A oficialização da agenda, que vem sendo construída há um ano e meio, aconteceu durante o Fórum Líder Norte, realizado pelo Sebrae e pela Aderes, em parceria com o Prodnorte e o Ifes de Nova Venécia, onde aconteceu o evento. A Agenda propõe uma série de metas a serem atingidas e ações que serão implementadas ao longo dos próximos dez anos, que têm o objetivo de potencializar o desenvolvimento sustentável do Norte do Espírito Santo. 

  • “São Mateus é um Polo de Desenvolvimento, e temos um prefeito, Daniel Santana, decidido a explorar nossa vocação para sermos protagonistas no cenário econômico e social de nossa região. Essa Agenda é uma bússola muito precisa e ficar de fora seria perder o trem da história” – afirmou a subsecretária de Planejamento, Desenvolvimento e Captação de Recursos de São Mateus, Édna Milanez.

  • TRÊS PILARES
  • Ações e metas de Institucionalização e Governança, Empreendedorismo e Inovação, e Infraestrutura de Apoio definem o caminho para que o Norte do Espírito Santo se torne uma região mais próspera, segura e sustentável, referência em qualidade de vida no Estado.

  • Entre as propostas da Agenda, comuns a todos os Municípios, são tratadas questões fundamentais, como o tratamento de resíduos sólidos, fortalecimento dos Consórcios de Saúde, Educação Empreendedora e Cooperativista nas Escolas, Capacitação Técnica Orientada ao Mercado e Inovação, Integração e Aparelhamento Turístico Regional, entre outras.

  • Os desdobramentos contemplam pontos importantes e estratégicos, como a modernização do aeroporto regional em São Mateus, implantação de pontos de coleta de resíduos eletrônicos, formação de redes de cooperação empresarial, mapeação e sinalização turística regional e vários outros quesitos.

  • MUNICÍPIOS
  • Compõem o Prodnorte os municípios de São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Ponto Belo, Pinheiros, e Vila Pavão.

Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo