ESTAÇÃO CIDADANIA É INAUGURADA: PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO E GOVERNO FEDERAL VEM TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO

• O prefeito municipal, acompanhado pelo ministro em exercício da Cidadania, Lelo Coimbra, e pelo secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura, inauguraram nesta segunda-feira (28) a Estação Cidadania-Esporte, no Bairro Ayrton Senna. A cerimônia de inauguração também contou com a presença do gerente estadual de Esportes e Lazer nas Comunidades, Aldair Xavier, e do coordenador estadual do Projeto Campeões de Futuro e Esportes Paralímpicos, Duda Brasil, além de secretários, vereadores e líderes comunitários da região.

• Construída em parceria entre Governo Federal e Prefeitura de São Mateus, a Estação Cidadania é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades recreativas e esportivas diárias por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, junto com instituições, recebendo diariamente quase 200 pessoas.

• O espaço conta com atividades oficiais, oferecendo aulas de ginástica aeróbica e laboral, break dance, hip hop, capoeira e jiu-jitsu, além de futsal. A participação está aberta a diversas faixas etárias e a Estação Cidadania atende o público do Bairro Ayrton Senna e regiões vizinhas, como os Bairros Aroeira, Bom Sucesso I e II, São Pedro, Santo Antônio, Novo Horizonte, Vila Nova e Vitória.

• RECEPÇÃO DIFERENCIADA
  • No início da solenidade, a comitiva liderada por Daniel Santana foi recepcionada por participantes de projetos desenvolvidos no espaço, com uma apresentação de capoeira do grupo Capura Raça e da Associação Capoeira Guerreiros do Força, seguido por uma performance dos alunos de break dance.
  • Na ocasião, o secretário municipal de Esportes Lazer e Juventude, Jasson Barcelos, destacou que comunidade se encontra fortalecida com a inauguração. O vereador Aquiles Moreira, que representa a região, aprovou a iniciativa. “Essa praça é um presente para a comunidade”, declarou.

• INTEGRAÇÃO COM A ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • A Estação Cidadania-Esporte é integrada com serviços de Assistência Social oferecidos para a comunidade através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ayrton Senna, que atende cerca de 1.200 famílias por mês.  Durante a solenidade, a secretaria municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, destacou a importância da integração desses serviços em um mesmo ambiente.
  • “Ter esse espaço nos oportuniza desenvolver serviços de convivência e fortalecimento com qualidade, além de ser integrado com as outras políticas públicas, o que para nós é de suma importância”, frisou Marinalva.

• FALA, MINISTRO!
  • O ministro em exercício da Cidadania, Lelo Coimbra esclareceu aos presentes que o atual Ministério da Cidadania é fruto da fusão dos antigos ministérios da Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social e que, após isso, passou-se a pensar de forma integrada iniciativas como o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e o Centro de Iniciação Esportiva (CIE).
  • “Traçamos uma política para juntar a Ação Social, o Esporte e a Cultura num só espaço ou em volta deste espaço. Onde há um CEU, estamos apropriando esse espaço para depois ampliá-lo e, junto com CRAS ou CREAS, nós temos a movimentação da Cidadania, Ação Social, Cultura e Esporte no mesmo ambiente” – destacou o ministro.

• FORMANDO CIDADÃOS
  • O secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura, destacou os aprimoramentos futuros das atividades oferecidas pela Estação Cidadania.
  • “Fechamos essa parceria com o Município para trazer outras opções tanto para crianças quanto para jovens e adultos, como a parte de empreendedorismo.  Cursos virão com uma série de atividades. A ideia é que nesta Estação cheguem projetos e daqui saiam cidadãos.  Quem sabe daqui não saiam os nossos futuros heróis do Esporte e das Artes? Isso tudo só é possível com a participação de todos, principalmente da comunidade” – enfatizou Nakamura.

• APOIO E EXEMPLO DE SUCESSO
  • Durante a solenidade, os membros do Secretariado Municipal de São Mateus relembraram os desafios para a concepção do espaço. Os representantes do Governo Federal reconheceram o empenho do prefeito municipal em viabilizar a concretização da Estação Cidadania.
  • Lelo Coimbra expressou publicamente seu apoio ao prefeito municipal. Já Paulo Nakamura destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura como exemplo: “Vim acompanhando esta obra lá de Brasília e pelas minhas andanças pelo Brasil saio daqui falando ao prefeito Daniel que isso daqui é um exemplo. Faço meu discurso para referenciá-lo como exemplo pelo empenho. Houve dificuldade em recuperar o espaço e eu posso falar que aqui vocês reúnem o que eu chamo de fatores de sucesso e, principalmente, quando nós temos aqui a comunidade presente e participando”.
  • Concluindo a cerimônia, o prefeito municipal agradeceu o apoio de Lelo Coimbra e Paulo Nakamura, destacando seu compromisso com a população.