Ferramenta digital auxilia usuários do SUS em São Mateus

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Mateus já podem contar com uma ferramenta digital acompanhar pela internet o agendamento de consultas e exames solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Estado.

Trata-se  do Portal SUS (www.portalsus.es.gov.br), que foi lançado essa semana pelo Governo do Estado. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Por meio do Portal, o usuário terá acesso ao seu histórico de consultas e exames solicitados ao SUS no âmbito estadual, além de conferir o andamento destas solicitações, com informações atualizadas dos atendimentos realizados e a realizar.

Futuramente a ferramenta também contará um recurso no que o usuário também receberá uma notificação por SMS sobre a data do agendamento, desde que tenha feito o seu cadastro no Portal SUS

Para a Secretária Municipal de Saúde, Marinalva Broedel, “o Portal SUS possibilita maior visibilidade no acompanhamento dos processos que tiveram entrada na Central Municipal, tornando assim o procedimento mais cômodo e transparente para o munícipe usuário do SUS”, conclui.

Veja como acessar o Portal SUS

O Portal SUS está no endereço www.portalsus.es.gov.br. Para ter acesso, é necessário que o usuário insira o número do Cartão Nacional de Saúde e informar as letras da imagem que aparecem para realizar o login. Serão disponibilizadas ao usuário apenas as informações sobre o agendamento de suas consultas e exames com o número do cartão do SUS.

Ao entrar na página principal do portal, abrirá a aba “consultas e exames” mostrando a data de solicitação do município ao Estado, o número do Cartão do SUS e o histórico de atendimentos com o número da solicitação, indicação do procedimento, a unidade solicitante (origem), a data de entrada do pedido no sistema e a situação.

Confira quais as situações do paciente que são mostradas na ferramenta.

Agendada: A sua solicitação está agendada. É necessário que você retire, com antecedência, o comprovante de agendamento na Unidade de Saúde de referência. Somente com este comprovante o atendimento será realizado.

Aguardando agendamento: A sua solicitação está registrada e aguarda disponibilidade para ser agendada.

Atendida: A sua solicitação consta como atendida em nosso sistema.

Não comparecimento: A sua solicitação foi agendada e, por algum motivo, não foi registrada em nosso sistema como atendida. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

Cancelada: A sua solicitação foi cancelada. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

Pendência: A sua solicitação apresenta alguma pendência e necessita ser ajustada. A orientação é ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar a correção da pendência existente.