PREFEITURA DE SÃO MATEUS LANÇA PROJETO MULTIDISCIPLINAR PARA TRATAMENTO DE PACIENTES REUMATOLÓGICOS COM DORES CRÔNICAS

• A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, nesta quinta-feira (26), na Unidade de Saúde de Guriri Norte, o Programa “De bem com a dor”, que atenderá pacientes reumatológicos que sofrem com dores crônicas.

• A iniciativa é dos profissionais que atuam no programa Tele-Saúde, com o aval da Secretaria, tem por filosofia a multidisciplinaridade no tratamento desse tipo específico de paciente e vai ampliar as estratégias de cuidado com esse público.

• O grupo de pacientes assistiu a uma palestra da médica Juliana Tamanini Dantas sobre dor crônica, seguida por uma prática de exercícios físicos, coordenada pela educadora física Emily Danoni.

• De acordo com Juliana Tamanini, “somente a medicação não é capaz de trazer os benefícios que pacientes de dor crônica necessitam. É fundamental que eles tenham estratégias de cuidado específicas, com profissionais de diferentes especialidades.”

• A proposta é criar uma agenda de encontros bimestrais, sempre contando com profissionais de saúde, abordando a temática da dor crônica para esses pacientes, que foram triados pelos médicos e equipes de atendimento dentre os usuários da Unidade de Saúde Guriri Norte e demais atendidas pelo Tele-Saúde.

• Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, “o cuidado com a área da saúde, principalmente com aqueles que mais precisam do Poder Público, é uma das diretrizes básicas que recebemos do prefeito Daniel Santana. Graças a essa visão, São Mateus está experimentando avanços históricos para o setor.”

• TELE-SAÚDE SURGIU DA DEMANDA POR ATENDIMENTO REMOTO NA PANDEMIA

• O Programa Tele-Saúde foi criado em 2020, ano do início da pandemia de Covid-19, que impossibilitou diversos pacientes comparecerem de forma presencial às Unidades de Saúde. Diante dessa dificuldade, o Programa foi implantado como serviço complementar para atendimento aos usuários.

• Atualmente o Tele-Saúde conta com uma equipe composta por médicos, psicólogas e enfermeiras, que realizam atendimentos on-line, em conjunto com as Unidades de Saúde de Santa Maria, Pedra D’água, Guriri Norte e Guriri Sul.