Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


QUEM FOI JOSÉ CARLOS DO VALLE

  • José Carlos do Valle Araújo de Barros, que dá nome ao Horto Municipal cuja primeira muda de árvore nativa foi plantada hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo prefeito Daniel Santana, deixou um legado e tanto em São Mateus, para esta e futuras gerações. 

  • Natural de Duas Barras, no estado do Rio de Janeiro, formado em Medicina Veterinária, prestou concurso público para a antiga Emespe, a empresa de pecuária do Espírito Santo.  Foi designado no início da década de 1970 para São Mateus, onde liderou a campanha de combate à febre aftosa, no GECOFA, o Grupo Executivo de Combate à Febre Aftosa. 

  • De espírito aberto e empreendedor, o Dr. José Carlos visitou praticamente todas as propriedades rurais de São Mateus e Jaguaré, então distrito mateense. Tornou-se amigo dos produtores, extrapolando o trabalho de combate à febre aftosa e prestando assessoria técnica aos pecuaristas. Implantou a tecnologia de inseminação artificial e fertilização in vitro em muitas fazendas, contribuindo para melhorar a qualidade do gado leiteiro e de corte da região. 

  • Foi secretário municipal de Agricultura em gestões passadas. Implantou o Hortão Municipal na área onde hoje está a fazenda da penitenciária de São Mateus. Com esse projeto, produziu hortaliças em abundância, que eram distribuídas nas escolas e creches municipais, em um tempo em que a merenda escolar não dispunha de um programa federal estruturado como atualmente.

  • Dr. José Carlos também organizou durante décadas a Exposição Pecuária de São Mateus, que era então o principal evento anual do município, com disputados concursos leiteiros e leilão de gado, além da animada vaquejada.

  • Ele também foi coordenador da implantação do loteamento municipal no que hoje é o Bairro Seac, oportunidade em que a Prefeitura fez distribuição de centenas de lotes para famílias carentes nos idos de 1987/1988.

  • Dr. José Carlos filiou-se ao MDB na década de 1970, posicionando-se contra a Ditadura Militar. Permaneceu a vida toda no mesmo partido, pelo qual foi eleito vice-prefeito na chapa de Daniel Santana em 2016. Também auxiliou Daniel como secretário municipal de Obras.  

  • Faleceu em agosto de 2018 e foi sepultado em São Mateus, terra que mais amou e que o acolheu.
















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo