Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


Cultura

São Mateus foi a primeira cidade do Espírito Santo a possuir um teatro. Há registros no município de vários grupos de teatro ao longo de sua história, dentre estes podem ser citados o Grupo Mateense de Teatro Amador (GRUMATA), o Grupo Improvisando Arte Teatral (IMPROART), o Grupo de Teatro Popular, a Academia Elenco de Teatro, o Grupo Épico de Teatro, a Companhia Teatral Gêneses do Interlúdio e o Grupo de Teatro Ascensão, que realiza a encenação da Paixão de Cristo no Bairro Ponte desde 1987.

A cidade possui uma orquestra, que também atua como banda de fanfarra, denominada Lira Mateense. Fundada em 21 de setembro de 1909, caracteriza-se, ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, como os dois principais grupos do estado. Atua também na educação musical de jovens e adultos de forma gratuita.

Com relação aos eventos, no mês de julho acontece, tradicionalmente, o Festival Nacional de Teatro (FENATE), que conta com apresentações de teatro de rua e oficinas de artes cênicas. As apresentações ocorrem na Praça Mesquita Neto, no Centro e no Largo do Chafariz, no Porto de São Mateus, onde os grupos teatrais disputam o Troféu Anchieta.

Além disso também há: as festas a São Mateus, em setembro e de São Benedito, em dezembro, padroeiros da cidade; o aniversário da cidade, que é comemorado com shows, exposição agropecuária e desfiles cívicos, e apesar de ser celebrado em 21 de setembro, as festividades ocorrem durante vários dias;

O Guriri Road Fest, um encontro nacional de motociclistas realizado desde 2003 na Ilha de Guriri;

o Verão, que consiste em uma série de shows de bandas realizado em Guriri;

o Reveillon, quando são realizados shows com artistas, havendo ainda queima de fogos de artifícios;

o Carnaval, quando são realizados shows com artistas, havendo ainda queima de fogos de artifícios, além de outros eventos de menor importância.

Devido a isso, São Mateus também se destaca pelo forte apelo turístico, tanto histórico quanto de temporada. O carnaval de Guriri, principal balneário do Município, é um dos mais animados do Estado, conhecido nacionalmente e recebe, principalmente, turistas de Minas Gerais.





PDF(s)







    TV PREFEITURA - VÍDEOS [+]

  • 13/05/2018

    Tiago Casagrande registra momentos de lazer na Ilha de Guriri

  • 13/05/2018

    Programa Os Lugares registra momentos de lazer na Ilha de Guriri - Apresentação de Rafael Ferraz e Patrick Jacob