História

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram a São Mateus por volta de 1544. A partir daí, a cidade começou seu desenvolvimento e não parou mais. A característica principal da economia de São Mateus é a sua diversificação. A agricultura e a pecuária são atividades fortíssimas no Município. Também merece destaque especial o comércio, que é referência no norte do Estado e extremo sul da Bahia.

Há poucos registros sobre a povoação da cidade. A vila de São Mateus passou a ser subordinado ao governo do Estado da Bahia e, a partir desse momento, houve um grande crescimento das atividades comerciais, pois muitas famílias baianas de renome passaram a se mudar para a vila.

A Vila de São Mateus passou a ser Município por meio do Ato Provincial de 03 de abril de 1848. No entanto, não existe nenhuma comemoração nessa data, pois a celebração mais importante do Município ocorre no dia 21 de setembro, quando é festejado também o início da colonização europeia, em 1544. A origem do nome do Município remete à visita do padre José de Anchieta à cidade num dia 21 de setembro, data que é celebrada em homenagem ao Evangelista São Mateus.

Até o final da década de 1930, os meios de transporte de passageiros e mercadoria utilizados para toda a região norte do Espírito Santo eram os animais (cavalos e tropas de muares), os pequenos navios que aportavam em São Mateus e o trem de ferro.

O movimento no Porto de São Mateus era intenso, com os trapiches cheios de mercadorias para exportação. Os armazéns vendiam mercadorias aos moradores locais e aos da Vila do Interior, como Barra de São Francisco, Nova Venécia, Boa Esperança, Jaguaré e outras. Todas ainda pertencentes ao território de São Mateus. Devido a pouca profundidade e largura do rio em alguns lugares, os navios só podiam entrar ou sair da cidade a cada 15 dias, nas luas cheias e novas, períodos em que as marés são mais altas.

PDF(s)

TV PREFEITURA - VÍDEOS [+]

• 13/05/2018

Tiago Casagrande registra momentos de lazer na Ilha de Guriri