Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


Perfil da Cidade

O núcleo urbano de São Mateus originou-se das incursões destinadas a repelir os frequentes ataques indígenas aos colonizadores, situados em Vila Velha. Registre-se, por exemplo, uma batalha entre o filho do Governador-geral e os índios Aimorés em 1558. Em 1596 o padre José de Anchieta visitou a povoação do Cricaré, no dia consagrado a São Mateus e assim, em 21 de setembro de 1764, denominou-se a localidade que se tornou Município. Em 1888 começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos. O Decreto nº 53, de 11 de novembro de 1890, ratifica sua criação.


Município:
São Mateus

Gentílico:
Mateense

Estado:
Espírito Santo

Mesorregião:
Litoral Norte Espírito-Santense

Microrregião:
São Mateus

Distância:
220km da capital Vitória

Limites ao Norte:
Conceição da Barra, Boa Esperança e Pinheiros.

Limites ao Sul:
Linhares, Jaguaré, Vila Valério e São Gabriel da Palha

Limites ao Leste:
Oceano Atlântico

Limites ao Oeste:
Boa Esperança e Nova Venécia

Economia:

A economia mateense é baseada na oferta de serviços e na exploração e produção de petróleo. Na década de 1970, foram descobertos vários campos de exploração, que foram ampliadas na década de 1980. Já na década de 2000, foi implantado na região de Campo Grande o Terminal Norte Capixaba, responsável pelo escoamento de toda a produção da região.

Com o preço do petróleo ainda em alta no mercado internacional, a Petrobras decidiu criar o Distrito de exploração do Espírito Santo, na cidade de São Mateus. A partir de então, a economia da cidade transformou-se completamente. Paralelamente, ocorria uma revolução no uso das terras em São Mateus e Conceição da Barra, por meio de grandes plantios de eucalipto, tendo as empresas Aracruz Celulose S/A e Companhia Vale do Rio Doce com as maiores iniciativas.


Novas estradas foram abertas para a exploração do petróleo, facilitando o acesso às regiões pouco habitadas. O Terminal Norte Capixaba, em São Mateus, é um investimento que está modificando a paisagem e a economia do norte capixaba. Além disso, o Município recebe os Royalties, os quais são destinados a investimentos na cidade.





PDF(s)







    TV PREFEITURA - VÍDEOS [+]

  • 13/05/2018

    Tiago Casagrande registra momentos de lazer na Ilha de Guriri

  • 13/05/2018

    Programa Os Lugares registra momentos de lazer na Ilha de Guriri - Apresentação de Rafael Ferraz e Patrick Jacob