Governo do Estado inaugura CDP de São Mateus

29/10/2009 | Setor: Defesa Social

Unidade tem capacidade para abrigar 350 internos e conta com quatro mil metros quadrados de área construída.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, inaugurou, na tarde desta quarta-feira (28), o Centro de Detenção Provisória de São Mateus. A unidade tem capacidade para abrigar 350 internos e conta com quatro mil metros quadrados de área construída, em uma área de 20 mil metros quadrados.

Foram investidos R$ 15 milhões na construção da nova unidade. O recurso é proveniente do Tesouro Estadual e integra o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos 2009. Durante a obra foram gerados, em média, 160 empregos diretos e 100 indiretos.

Esta é a sétima unidade prisional inaugurada pelo Governo do Espírito Santo somente em 2009, que no total geraram 2.126 novas vagas no sistema prisional do Estado.

Com a inauguração do CDP de São Mateus será possível desafogar o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município, que hoje enfrenta o problema de superlotação.

Participaram da inauguração o prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto; o prefeito de Jaguaré, Evilásio Altoé; o deputado estadual Paulo Roberto, que no ato representou o governador Paulo Hartung, o deputado estadual Freitas; o bispo de São Mateus, Dom Zanoni; o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep) do Ministério Público Estadual, Cézar Ramaldes; além de juízes; vereadores; servidores da Sejus e demais autoridades locais.

Prefeito Amadeu Boroto fala sobre dos benefícios do CDP em São Mateus. Prefeito Amadeu Boroto fala sobre os benefícios e tranquilidade que o CDP irá trazer para São Mateus.

O secretário de Justiça, Ângelo Roncalli, destaca que a unidade possui uma arquitetura diferenciada e foi concebida para cumprir à risca a Lei de Execuções Penais, com rigor disciplinar, mas sem colocar em risco os direitos essenciais dos internos. “Cada cela tem capacidade para quatro internos e cada uma das alas conta com espaços independentes e adequados para visita familiar, atendimento médico, odontológico, psicológico e social”, explicou.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Roberto, representou o governador Paulo Hartung na solenidade de inauguração do CDP de São Mateus. O deputado afirmou que a construção de novas unidades prisionais, por si só, não resolve o problema de segurança pública enfrentado pelo país atualmente. “O Governo do Espírito Santo está fazendo o maior investimento em sistema prisional do Brasil este ano, mas temos consciência de que o Governo sozinho não irá dar conta do problema da criminalidade. Temos uma questão complexa pela frente, que exige a participação de todos, do Ministério Público, do Judiciário, da sociedade civil organizada e, principalmente, das famílias”, afirmou.

A inauguração do novo CDP também foi comemorada pelo prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto. “Nosso município está sendo beneficiado com esta unidade moderna, que vai possibilitar a desativação do cadeião. Além disso, vamos levar mais tranqüilidade para a população e inaugurar um novo momento em nosso município, onde aqueles presos que aguardam julgamento serão tratados com dignidade e receberão atendimento adequado”, disse o prefeito.

Arquitetura

O CDP foi construído com módulos monolíticos de concreto armado pré-fabricado, produzidos em etapas únicas, tornando-os mais seguros e resistentes pela ausência de juntas de construção ou emendas, normalmente pontos frágeis em outros sistemas construtivos.

Tecnologia de Ponta no CDP de São Mateus Tecnologia de ponta na área de controle de acessos, circuito fechado de TV, portas de acesso com controle remoto por painel e sensores perimetrais.

O sistema conta ainda com a utilização do combinado vaso sanitário e lavatório em aço inox. Todas as tubulações e acessórios que ficam no ambiente das celas são elaborados em aço inox e solidamente fixados por solda especial ao conjunto e, apropriadamente, à prova de vandalismo.

O projeto da unidade incorpora tecnologia de ponta na área de controle de acessos, circuito fechado de TV, portas de acesso com controle remoto por painel e sensores perimetrais. A entrada de malotes não será permitida. Os uniformes, lençóis, alimentos e produtos de higiene pessoal serão fornecidos pelo Estado.

Fonte:

Secretaria de Estado de Justiça (www.sejus.es.gov.br)

Outras Informações
Secretaria de Defesa Social