Vagas para cursos do Pronatec em São Mateus

31/08/2012 | Setor: Assistência Social

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está com pré-matrículas abertas para diversos cursos profissionalizantes em São Mateus.

Somados todos os cursos, serão 960 vagas para a cidade, e os candidatos devem ser inscritos no Cadastro Único e ter entre 16 e 59 anos.

Os cursos são totalmente gratuitos e serão ministrados pelo Senai e pelo Sest/Senat e todos os estudantes terão direito também a transporte (dentro da zona urbana do município) e material didático gratuitos.

Para realizar a pré-matrícula os interessados devem apresentar CPF, NIS ou PIS, carteira de identidade ou carteira de trabalho e comprovante de residência nos seguintes locais: Cras Bomsucesso; Cras Pedra D’agua; Conselho Tutelar; Creas; Escola Roseli Pires Clemente (Seac); Secretaria de Assistência Social; Viva Mulher e Sine.

O período de pré-matrícula para os cursos do Sest/Senat abriu dia 29 de agosto e termina em 14 de setembro. Os cursos oferecidos são:

• Auxiliar de Operações em Logística;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Operador de Equipamento de Guindar;
  • Operador de Pá Carregadeira;
  • Operador de Retroescavadeira;
  • Almoxarife;
  • Aplicador de Revestimento Cerâmico;
  • Almoxarife de Obras;
  • Assistente de Produção;
  • Costureiro Industrial do Vestuário;
  • Desenhista Mecânico;
  • Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão;
  • Mecânico de Manutenção em Máquina Industriais;
  • Operador de Computador;
  • Operador de Sonda de Perfuração;
  • Soldador no Processo Eletrodo revestido;
  • Torneiro Mecânico.

Já o Senai abre a pré-matrícula em 17 de setembro e encerra em 28 de setembro, com os seguintes cursos:

• Armador de Ferragem;
  • Auxiliar de Administração de Redes;
  • Eletricista Industrial;
  • Mecânico de Usinagem;
  • Mestre de Obras;
  • Pedreiro de Alvenaria;
  • Pintor de Obras;
  • Auxiliar de Operações em Logística;
  • Pedreiro em Alvenaria Estrutural.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal para ampliar a formação profissional e tecnológica.

acao@saomateus.es.gov.br