PREFEITO DE SÃO MATEUS INSTITUI COMISSÃO PARA FOMENTAR A GERAÇÃO DE EMPREGOS NO MUNICÍPIO

08/02/2018 | Setor: Gabinete

A CEDESENVOLV tem como objetivo a elaboração e coordenação do Plano Municipal de Desenvolvimento

O Prefeito de São Mateus, Daniel Santana, formalizou na última segunda-feira (05), por meio do Decreto nº 9.569/2018, a criação da Comissão Especial de Desenvolvimento Municipal (CEDESENVOLV), que tem como objetivo promover a elaboração e coordenação do Plano Municipal de Desenvolvimento que, dentre outras medidas, busca viabilizar e incentivar o estabelecimento de novos postos de emprego no Município de São Mateus por meio da iniciativa privada.

A CEDESENVOLV é composta por três membros: Nilvans Fernandes Borges, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Vitor Vicente Guanandy, Secretário Municipal de Gabinete e Thiago Bringer, Procurador Geral do Município. Segundo Guanandy, "a instituição da Comissão visa ampliar a capacidade técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, conferindo o apoio administrativo do Gabinete do Prefeito, além do conhecimento jurídico da Procuradoria Geral, dando maior efetividade e agilidade em assuntos voltados para a geração de emprego e renda", explica.

Um dos fatores que contribuiu para a instituição da CEDESENVOLV pelo Prefeito Daniel Santana foi a participação do Município, através do senhor Nilvans Fernandes Borges, durante o "I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias", realizado em novembro do ano passado, em Fortaleza, no estado do Ceará, onde o Município foi considerado uma das 40 cidades médias mais dinâmicas das regiões Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com Borges, "o Plano Municipal de Desenvolvimento vai nos permitir ordenar quais os pontos ou situações que são atrativas para a instalação de empresas em São Mateus. Nosso município tem uma localização propícia para a atividade empresarial de larga escala, pois estamos situados dentro da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que apresenta diversos incentivos fiscais às empresas que quiserem se instalar aqui. Como exemplo destes incentivos, temos a possibilidade da empresa, por meio do Banco do  Nordeste, reinvestir 30% do valor que foi tributado ao Imposto de Renda. Além disso, o  Banco do Nordeste também disponibilizou uma quantia inicial de R$ 34 milhões como incentivo para o empresariado instalar seus empreendimentos no município", conclui o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento.

Além disso, foram realizadas diversas reuniões pelos membros da CEDESENVOLV com variadas instituições financeiras, como BANDES (Nosso crédito), BANCO SANTANDER, entre outros.

 Complexo Portuário de São Mateus

Desde setembro do ano passado, os membros da Comissão têm mantido contato com os representantes da Petrocity Portos, empresa responsável pela idealização e construção do Complexo Portuário de São Mateus (CPSM). As reuniões visaram agilizar a instalação do empreendimento, com olhar específico para a geração de emprego e renda, manutenção e bem estar da população mateense, em especial daquelas que serão diretamente impactadas por esta obra.

Um dos resultados dessa iniciativa foi a criação do Seminário Petrocity Portos "Caminho da integração", realizado em 07 de dezembro de 2017, que contou com a presença de grande parte do empresariado mateense, juntamente com autoridades do Município e membros do Governo do Estado do Espírito Santo.

No dia 19 de janeiro, a Petrocity Portos protocolizou três pedidos de licença ambiental para a construção de importantes ferramentas para o funcionamento adequado do CPSM: uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica com capacidade para gerar energia a mais de 50 mil residências.

Na mesma data, foi entregue o projeto piloto para a instalação de uma refinaria modular com capacidade inicial para 20 mil barris por dia.  O objetivo deste empreendimento é garantir óleo combustível para abastecimento das embarcações e navios que atenderão a frota marítima do norte do estado do Espírito Santo.

"Sem sombras de dúvidas, um empreendimento deste porte transformará o nosso Município, colocando-o como um polo de desenvolvimento, gerando emprego, renda e receita para melhoria da qualidade de vida das pessoas, contrapondo a crise financeira vivenciada no País, que até os dias de hoje deixa resquícios negativos em São Mateus, o que compromete a capacidade de investimentos do Município", declarou o Secretário Municipal de Gabinete, Vitor Vicente Guanandy.

Segundo informações de José Roberto Barbosa da Silva, Diretor Geral da Petrocity Portos, em razão da lisura e legalidade encontrada na equipe de governo, outras empresas se interessaram em se instalar no Município e formalizarão os pedidos de licença ainda no mês em curso.

Diante da crescente procura de empresas com características portuárias na localidade, o Município através da CEDESENVOLV, está elaborando projeto para criação de um distrito portuário na área do CPSM, que garantirá a ocupação ordenada do solo urbano, ordenando as instalações de empresas e potencializando a capacidade produtiva do Porto privado.

Atração de novos investimentos privados

Além da busca em viabilizar investimentos públicos no Município, com o Governo do Estado e União (por meio de convênios), o Prefeito Daniel Santana definiu que a CEDESENVOLV mapeará as áreas de propriedade do Município propícias para a instalação de futuras empresas, englobando inclusive áreas já doadas. Nesta linha, apresentaram-se ao gabinete do Prefeito novos empreendedores com a proposta de instalação de um abatedouro de frangos, com produção voltada para exportação, prevendo um abatimento estimado diário de 2 mil aves. Na mesma empresa se instalará também uma fábrica de ração para animais, com elevado volume produtivo.

A equipe da Prefeitura atua ainda de forma preliminar na elaboração de estudos de caráter técnico, que garantirão a instalação de uma fábrica de bebidas no município, gerando mais de 400 empregos diretos na produção de cervejas, isotônicos, refrescos, chás e refrigerantes (pedido de intenção já protocolizado na Prefeitura). Uma fábrica de embalagens também está entre as atividades da mesma empresa.

Outro empreendimento que está em fase de audiência pública para instalação no Município é um hipermercado com expectativa de geração de mais 380 empregos diretos.

Fábrica de aviões

Cumprindo planejamento estratégico estabelecido para o ano em curso, na última quarta-feira, (31), os Secretários de Gabinete, Planejamento e o Procurador Geral do Município estiveram reunidos com representantes de uma fábrica de aviões de pequeno porte. Na reunião, ficou encaminhado que os representantes da fábrica iriam trazer documentos que atendessem os requisitos legais para instalação do empreendimento. Também foi solicitado documento que evidenciasse a contribuição do investimento para o Município de São Mateus, no que se refere a geração de emprego e renda.

Thiago Bringer, Procurador Geral do Município, ressaltou que "São Mateus está de portas abertas para o empresariado. A Gestão Municipal não medirá esforços para atrair novas empresas e dar meios para ampliação daquelas já estabelecidas que, consequentemente, garantam a geração de emprego e renda".

 

Capacitação de mão de obra mateense

O Prefeito Daniel Santana, juntamente com sua Equipe de Governo, determinou a contratação de empresa especializada em cursos de capacitação profissional, para disponibilização de ensino voltado para atender as necessidades das empresas que irão se instalar no Município, bem como daquelas que já fixadas e que elevarão a produção. Consequentemente, estas aumentarão a demanda por mão de obra. Esta medida tem como objetivo o restabelecimento da justiça social, dando à população mais carente a oportunidade de qualificação profissional, resultando em renda adequada.

Além disso, foi determinada pelo Prefeito a elaboração do Plano Municipal de Capacitação, que será realizado pela CEDESENVOLV em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, visando garantir a capacitação da população mais carente, para que estejam qualificados e em total condição de se habilitar para uma vaga em grandes, médias e pequenas empresas no Município.

Segundo o Prefeito Daniel Santana, "com essas medidas, assim como tenho feito nos grandes eventos no Município, eu quero dar oportunidades para que todos possam ter um emprego digno e que, principalmente, os mais necessitados tenham condições de ter comida em suas mesas", conclui.

Outras informações:
Secretaria de Gabinete
gabinete@saomateus.es.gov.br

Notícias Relacionadas a Gabinete

Fique de Olho

Serviços de Informações ao Cidadão - SIC Protocolo - Cadastro de Ouvidoria Licenciamento Ambiental Municipal Termo de Compromisso Ambiental SINE - Vagas São Mateus Iluminação Pública | 0800.280.3767 CIM Norte

Receba Nossa Newsletter

  • Cadastre-se aqui e receba nosso boletim informativo:
  •  
  •  
  •  
  •