Prefeitura de São Mateus lança projeto de acessibilidade no balneário de Guriri

12/02/2018 | Setor: Assistência Social

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou no último sábado (10), no balneário de Guriri o projeto "Praia Acessível", que tem como objetivo garantir acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que freqüentarem o balneário, por meio do uso de cadeiras de rodas próprias para banho. A iniciativa é fruto do Projeto de Lei nº 003/2018 de autoria do Prefeito de São Mateus, Daniel Santana, que visa instituir o sistema de acessibilidade na praia da orla de Guriri, no município de São Mateus.

Quatro cadeiras de rodas anfíbias foram disponibilizadas no balneário para uso exclusivo de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que também contarão com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por guarda-vidas, assistente social, educador físico e educador social. O serviço funcionará todos os dias de 8h às 17h.

Marivalna Broedel, Secretária Municipal de Assistência Social, destaca a importância da iniciativa: "Este projeto possibilita que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam ser trazidas de volta ao convívio da sociedade, tirando-as da situação de isolamento e assim, proporcionando a elas uma oportunidade de socialização e lazer", enfatiza.

Carlos Ramos dos Santos é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONDRED). Ele não ia à praia há quatro anos e foi um dos primeiros a usar uma das cadeiras anfíbias para entrar no mar. ?Esse projeto é de uma importância gigantesca. Em outras administrações questionamos um projeto de acessibilidade no balneário de Guriri e não fomos atendidos. Criamos o CONDRED, sendo esse um dos assuntos discutidos e solicitados pelo Conselho. Fomos surpreendidos com a iniciativa do Prefeito, que com muito bom senso e sabedoria conseguiu implantar esse sistema na praia, no qual não esperávamos que fosse tão rápido. Quero deixar meu agradecimento em nome de toda a classe das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Estamos imensamente gratos", destaca.

Para o Prefeito Daniel Santana, "a população estava pedindo e lançamos esse projeto para ajudar os que realmente necessitam, sempre fazendo um governo priorizando o ser humano. Esse projeto permanente que pretendemos levar para outros balneários", conclui.

acao@saomateus.es.gov.br