Prefeitura de São Mateus faz oitiva com comunidades atingidas por rompimento de barragem

06/03/2018 | Setor: Assistência Social

Membros das Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura reuniram-se na manhã de ontem, (05), com representantes das nove comunidades pesqueiras do Espírito Santo atingidas pelo acidente ocorrido no ano de 2015 em Mariana (MG), por ocasião do rompimento das barragens da Samarco e com integrantes da fundação Renova, instituição criada fazer a intermediação entre os que sofreram danos, materiais ou morais, ou perdas em suas atividades econômicas, com o rompimento da barragem da empresa. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de São Mateus e foi intermediado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel.

A Prefeitura Municipal de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, identificou novas famílias que foram impactadas pelo acidente e não haviam realizado o cadastro integrado da Fundação Renova. A partir daí, a Secretaria já realizou duas novas reuniões com a Fundação Renova este ano a fim de retomar o diálogo sobre áreas afetadas para que seja feita a abertura no Cadastro Integrado para inserção dessas novas famílias, sendo que a reunião mais recente ocorreu na última quarta-feira (28).

Durante a reunião desta segunda, (05), os representantes da Fundação Renova ouviram as principais demandas das comissões representativas das nove comunidades impactadas pelo rompimento da barragem da empresa, tais como Nativo, Campo Grande, Barra Nova Norte e Sul e São Miguel.

Ao final da reunião, ficou acordado que as visitas realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social às comunidades atingidas sejam acompanhadas por representantes da fundação Renova a fim de viabilizar a implementação dos projetos da instituição. Também será agendada uma nova reunião com a intermediação das Secretarias Municipais junto às comunidades para fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido pela fundação nessas localidades.

acao@saomateus.es.gov.br