Escolas da Rede Municipal realizarão Semana Contra o Trabalho Infantil

08/06/2018 | Setor: Educação

Na próxima terça-feira, (12), a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia a Semana Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que segue até o dia 16. A data de abertura é referente ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, criado em 2002 por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante essa semana, as escolas de Ensino Fundamental urbanas e do campo da Rede Municipal realizam atividades lúdicas, pedagógicas e esportivas envolvendo estudantes, pais, responsáveis e toda a comunidade. "Cada escola desenvolve seu trabalho de acordo com o seu fazer pedagógico e isso torna as atividades bem diversificadas", explica Elivania Rodrigues, coordenadora do Projeto "MPT na Escola".

Segundo Elivania Rodrigues, outro ponto importante dá-se na culminância, que é o encerramento da semana, no qual o dia escolhido pelas escolas se alterna.  Algumas escolas como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mercedes Aguiar, em Nova Lima, será na próxima sexta (15), com passeata pela manhã. Na EMEF Ouro Negro, em Guriri, também na próxima sexta, será no turno matutino, com exposição, apresentação de teatro e músicas temáticas. Já na EMEF Córrego Milanêz, no Km 28, na manhã do próximo sábado, (16), ocorrerá uma diversidade de apresentações culturais. 

Ainda de acordo com a coordenadora do "Projeto MPT na Escola", algumas das culminâncias contarão com a presença da Secretária Municipal de Educação Zenilza Pauli e do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Tenório, parceiro do Projeto "MPT na Escola". "Lembrando que esse movimento tem como importância a conscientização da sociedade em geral no combate ao trabalho infantil", destaca Elivania Rodrigues.

Cata-vento como Símbolo
O símbolo do Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil é o brinquedo conhecido como cata-vento, um brinquedo multicolorido. Foi criado no Brasil e adotado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em todo o mundo. O cata-vento colorido simboliza o respeito à criança e às diversidades de gênero e raça, e suas cinco pontas representam todos os continentes que, ao girar, inspiram a mobilização e a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas em todo o mundo.

Outras informações:
Secretaria Municipal de Educação
educacao@saomateus.es.gov.br

Notícias Relacionadas a Educação

PROCESSO DE LOTAÇÃO PROVISÓRIA 2017 Decreto n 9.358/2017

http://tosko.com.br/educacao/public/login

 

COMUNICADO PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES DE LOTAÇÃO PROVISÓR...
[+] leia mais

Processo Seletivo 2017 Reabertura

 

 

Fique de Olho

Serviços de Informações ao Cidadão - SIC Protocolo - Cadastro de Ouvidoria Licenciamento Ambiental Municipal Termo de Compromisso Ambiental SINE - Vagas São Mateus Iluminação Pública | 0800.280.3767 CIM Norte

Receba Nossa Newsletter

  • Cadastre-se aqui e receba nosso boletim informativo:
  •  
  •  
  •  
  •