Prefeitura Municipal dá início a diversos cursos de Qualificação Profissional

14/02/2011 | Setor: Assistência Social

A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania, dá continuidade à oferta de cursos de qualificação profissional do projeto Viva Mulher. A diversificação dos cursos está ainda maior e alcançando novos espaços. Nesta temporada foram abertos 12 cursos, beneficiando cerca de 300 pessoas. Até o final do ano, a meta, conforme orientação do prefeito Amadeu Boroto, é chegar a 1.000 alunos, ultrapassando os números atingidos no ano passado. O projeto foi idealizado pela primeira-dama Jerusa Boroto e já se consolidou como uma das mais importantes conquistas sociais do município. Desta vez, o Viva Mulher está sendo oferecido também fora da cidade, na comunidade da Paulista, e pela primeira vez passa a fazer atender uma instituição social do município.

Os cursos são totalmente gratuitos e visam atender à população de baixa renda com objetivo de qualificar novos profissionais para o mercado, proporcionando condições para a melhoria da renda ou ainda auxiliar como atividade de socialização.

Aos internos do projeto Quero Viver, o Viva Mulher está oferecendo dois cursos: Carpintaria e Música. O primeiro acontece toda segunda, quarta e sexta, de 14h às 17h. O de Música será implantado em breve, em dias a serem definidos junto com a direção da entidade. O Quero Viver é um centro de tratamento para dependentes químicos, que funciona no bairro Litorâneo. Estes cursos são uma oportunidade para os internos exercerem uma atividade quando deixarem a instituição e também auxiliar no tratamento, como atividade lúdica.

Na sede do Viva Mulher, no bairro Posto Esso, estão acontecendo três cursos: Embelezamento, Manicure e Capoeira. O curso de capoeira também tem uma finalidade social, pois tem como alunos os menores assistidos pelo Casea.
A oficina de Embelezamento acontece às segundas, quintas e sextas, de 8h às 11h. As aulas da oficina de Manicure são na segunda e sexta, de 13 às 16h. E o curso de Capoeira é dão toda quinta, de 13h às 16h, no próprio Casea, que fica próximo ao Viva Mulher.
Quem mora longe da cidade também está podendo contar com o projeto Viva Mulher. Os moradores da comunidade de Paulista, no interior do município, estão com a oportunidade de participar do curso de Pintura, que acontece toda terça e quinta, de 7h às 10h.

No bairro Cohab, o Viva Mulher vai oferecer, a partir da próxima sexta-feira (18), Oficina de Teatro para crianças e adolescentes. Para os pais, o curso será uma excelente maneira de garantir que os filhos tenham acesso à cultura no horário inverso ao da aula.

Inscrições Abertas
Cinco cursos foram abertos para o bairro Liberdade, sendo que três continuam com inscrições abertas. As oficinas de Coral Infantil (sábados, de 14h às 17h) e Manicure (segundas e terças, de 14h às 17h), já estão acontecendo. Mas quem tiver interesse em participar das aulas que ensinarão a fazer Sabão; Bloco de Concreto e Corte de Cabelo ainda podem se matricular. Os interessados podem procurar a Secretaria de Ação Social, na rua Manoel Andrade, 379, próximo ao Detran (falar com Maria Helena), ou na sede do Viva Mulher, no bairro Posto Esso, próximo à Polícia Federal (falar com Eliana Bonomo).

acao@saomateus.es.gov.br