[31/07/08]
Começou essa semana em São Mateus a campanha de vacinação contra Rubéola, e durante todo o mês de agosto, homens e mulheres de 20 a 39 anos, devem ir ao posto de saúde do seu bairro para receber a vacina gratuitamente.
Espera-se vacinar 35 (trinta e cinco) mil pessoas em toda região de São Mateus, o Dia “D” da vacina acontecerá dia 09 de agosto (sábado), com equipe de vacinação de 8h às 17h em todos os postos de saúde.
A rubéola é uma doença infecciosa que causa febre baixa, manchas avermelhadas na pele, inchaço nos gânglios e dores articulares e musculares, em mulheres grávidas, prejudicam o desenvolvimento do feto, gerando más-formações, lembrando que mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não devem tomar a vacina.
Iniciará também no dia 4 de agosto, a 2ª etapa de vacinação contra Pólio. Todas as crianças de 0 a 4 anos devem receber a vacina oral contra a paralisia infantil. O atendimento será nos mesmos postos de saúde que dispõe da vacina contra rubéola, e se estenderá também durante todo o mês de agosto. A meta é imunizar 95% da população.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, causada pelo poliovírus, que pode determinar paralisia flácida (permanente ou transitória) ou até óbito.
A prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma.
Daiana Luchi, em 31.07.08
Maiores Informações com Secretária de Saúde 3767- 8545.