Notícias > Junho 2008
 
Secretaria Municipal de Educação
 
PREFEITO ENTREGA CERTIFICADOS AOS FUNCIONÁRIOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA 5S


[10/06/08]
O Prefeito Lauriano Zancanela entregará amanhã, 11 de junho, no auditório da Secretaria de Cultura às 17 horas, os certificados aos funcionários que participaram do programa dos 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke).

O curso que foi realizado durante três dias visa melhorar a qualificação dos funcionários nos seus respectivos locais de trabalho. O evento conta com a presença do Prefeito e Secretários.

Freqüentaram o curso os funcionários das Secretarias da Prefeitura de São Mateus, ao todo formaram três grupos, e um total de 84 funcionários passaram por esse processo de qualificação e irão receber os certificados.

O curso foi desenvolvido através de sessões expositivas interativas, leituras de textos, trabalhos em grupo, dinâmicas e exercícios estruturados, ministrado pela Consultora Silvia Binda, da empresa Atuali, que também é consultora do SEBRAE.

“5S” - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

“5S” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada ficou conhecida como “Housekeeping”. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, criam no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade.

O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova. 

A denominação “5S” caracteriza-se pelas cinco palavras iniciadas pela letra “S”, quando pronunciadas em japonês. 

São elas:
SEIRI - Utilização
SEITON - Arrumação, Ordenação
SEISO - Limpeza
SEIKETSU - Padronização
SHITSUKE - Disciplina 



Daiana Luchi Fernandes, em 10.06.08.


Maiores informações com Secretaria de Educação, 3767-8887.



< Voltar >


 
PABX: (27) 3761-4850 Prefeitura Municipal de São Mateus/ES - Av. Jones dos Santos Neves - 70 - Centro - Cep: 29.930-000