[21/10/08]
O projeto “Saúde nos Bairros” que a Prefeitura de São Mateus realiza, estará neste sábado, 25 de outubro, no bairro Cacique, às 14horas, na escola Municipal Cricaré. O projeto pretende promover saúde preventiva, colocando à disposição da comunidade profissionais acadêmicos, médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
As ações nos bairros contam com a realização de diversos exames e orientam a população sobre DST-AIDS, como cuidar da hipertensão arterial, saúde da mulher, saúde bucal, tuberculose, tabagismo, hanseníase, diabetes, colesterol e demais assuntos, e a novidade desta edição é a campanha de captação de medula óssea que haverá no local.
Além dos programas de saúde, o número de pessoas beneficiadas aumentou devido à parceria que a Secretária de Ação Social firmou para atuar no programa com a retirada de documentos como RG, Carteira de Trabalho e CPF, para isso, os interessados devem levar uma cópia da certidão de nascimento autenticada e duas fotos 3x4. O projeto conta também com o apoio jurídico que está sendo feito no local por alunos do 10º período do curso de direito da Faculdade UNIVC, além dos estudantes do curso de pedagogia infantil que vão cuidar das crianças.
Segundo o Coordenador do Projeto Saúde nos Bairros, José Roberto Gonçalves, a intenção é “trabalhar a saúde preventiva da população, com atividades que visam à prevenção como ferramenta de qualidade de vida da população, redução de custos para os cofres públicos e uma otimização dos serviços através de uma sintonia entre a iniciativa privada e o poder público. Pode parecer utópico, mas até agora está dando certo”.
O Projeto Saúde nos Bairros é a maior ação integrada entre programas de saúde do norte do estado do Espírito Santo. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus em parceria com a Central de Compras Santo Antônio, o evento busca levar a educação em saúde para os mais diversos bairros da sede e distritos rurais da cidade de São Mateus.
Em funcionamento há mais de um ano, o projeto já contemplou os bairros de Santo Antônio, Bom Sucesso, Centro, Guriri, Nova Lima e Nestor Gomes, com uma média superior a dois mil atendimentos por evento. Idealizado e coordenado pelo Coordenador Municipal de Hipertensão e Diabetes de São Mateus, o Dr. José Roberto Gonçalves de Abreu, o evento é um sucesso de aceitação nas comunidades por onde passa, atendendo a todas as faixas etárias e padrões sociais.
Daiana Luchi, em 21.10.08
Maiores Informações com Secretaria Municipal de Saúde, 3767-8582.