Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


Festividades

Festa da Cidade (Emancipação Política de São Mateus)

Solenidades religiosas em louvor ao padroeiro São Mateus. Baile, desfile escolar tradicional, shows e outras atividades de entretenimento ocorrem nos dias da festa.

No parque de eventos, ocorrem as exposições agropecuárias, turísticas, gastronômicas, programação cultural, shows musicais com atrações nacionais, rodeios e outros subeventos afins. O desfile alegórico com apresentação das bandas marciais e a procissão do padroeiro são as grandes atrações da festa.

No dia 20 de Setembro às 19h, é celebrada na Catedral de São Mateus a Missa Solene em Latim, com canto gregoriano. Já no dia 21 de setembro, dia de São Mateus, a missa na Igreja Matriz é celebrada às 7h e na catedral é concelebrada, a Missa solene do Padroeiro, com todos os padres da diocese, presidida pelo Bispo Diocesano, às 10h. No final da tarde, uma multidão acompanha a procissão do padroeiro pelas ruas centrais da cidade. Esse evento ocorre há mais de quatro séculos.

Localização: Parque de Exposições - Rodovia Othovarino Duarte Santos - Bairro Residencial Park Washington - São Mateus - ES (em frente ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares)


Réveillon

Além de atrações musicais, um dos momentos mais apreciados por turistas, visitantes e população, é a tradicional queima de fogos com a contagem regressiva para o novo ano que se aproxima, um verdadeiro espetáculo de réveillon que a cada ano é ainda mais incrementada, colorindo o céu de Guriri.

Localização: Avenida Oceano Atlântico - Guriri - São Mateus - ES (atrações musicais no Centro de Guriri ao lado da praça e a tradicional queima de fogos na areia da praia atras da Capelinha Nossa Senhora dos Navegantes)


Carnaval

Carnaval de Guriri e uma manifestação intensa que toma conta das ruas e avenidas principais de Guriri, onde os foliões se entregam à explosão da maior festa popular realizada no Município, e é considerado um dos melhores carnavais do Espírito Santo e região sudeste.

Rodas de Samba, blocos de sujo, bandinhas, além do som irresistível dos trios elétricos, que arrastam atrás de si uma eufórica multidão. 

Também ocorrem nesses dias de folia o carnaval em Barra Nova, Urussuquara e Nativo, com uma programação bem peculiar, privilegiando artistas locais.

Localização: Avenida Oceano Atlântico - Guriri - São Mateus - ES (atrações musicais no Centro de Guriri ao lado da praça e queima de fogos na praia atras da Capelinha Nossa Senhora dos Navegantes)


Festividades: Festival do Camarão de Barra Nova

Barra Nova fica distante 25 km de Guriri com entrada à direita, depois da ponte do Mariricu. Com a maré baixa, também é possível ir de buggy pela beira da praia de Guriri. Outra opção é seguir de canoa pelos manguezais do Nativo.

O Festival oferece degustação de camarão, oficina de artesanato, shows musicais e palestras. O Festival de Camarão ocorre às margens da laguna de Barra Nova, onde os pescadores, a comunidade e os visitantes se integram num festival gastronômico, cuja atração principal é o camarão.

 A entidade responsável pelo evento é a Associação dos Moradores de Barra Nova e comunidade católica. O evento tem freqüência anual e é de âmbito regional, ocorrendo em setembro, juntamente com uma homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, (a festa de Nossa Senhora dos Navegantes ocorre no mês de Fevereiro junto com a festa de Iemanjá), padroeira dos pescadores e protetora da comunidade.

Além do evento gastronômico, tendo como principal prato o camarão frito, há o passeio de bicicleta com fins turísticos, trilha ecológica, forró, bingo, missa, torneio de travinha e passeio de barco.


Festividades: Festival do Caranguejo de Campo Grampo

O Festival do Caranguejo é um evento anual de âmbito regional que ocorre no mês de fevereiro em Campo Grande, onde catadores de caranguejo, a comunidade e os visitantes se integram num festival gastronômico cuja atração principal é a degustação do caranguejo.

Além do evento gastronômico, o festival possui diversas atrações como oficinas de artesanato, apresentações musicais, sorteio de brindes, torneio de travinha, palestras e passeio de barco. 

A localidade mais próxima de Campo Grande é o Nativo de Barra Nova. Para chegar ao local, é preciso seguir pela Rodovia Othovarino Duarte Santos. Quando chegar no bairro Pedra D’água, é necessário virar na primeira rua à direita e seguir pela estrada do Nativo, até Campo Grande.

O Festival do Caranguejo integra os roteiros turísticos da Rota do Verdes e das Águas, coordenada pela Secretaria Estadual de Turismo (SETUR).









    TV PREFEITURA - VÍDEOS [+]

  • 24/09/2018

    São Mateus/ES 474 Anos

  • 18/09/2018

    São Mateus e destaque no Programa Fala Manhã da...