Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


Sitio Histórico Porto

Em 1751, o antigo povoado passou a distrito e, em 1764, foi transformado em vila, pertencendo à Comarca de Porto Seguro, Província da Bahia. Quando do ato de fundação da vila foram tomadas providencias tais como: a medição das ruas e do largo da praça próximo a igreja matriz de São Mateus, o início da construção de Casa de Câmara e Cadeia e a implantação do Pelourinho.

Naquele período, com a economia mais desenvolvida, iniciou-se em São Mateus a produção de farinha de mandioca, cana-de-açúcar e cereais, e a exploração de madeira.

A cidade foi edificada sem simetria e à pequena distância do rio, seguindo os padrões urbanos das cidades portuguesas, vide sua grande praça portuária.

A área situada próxima ao rio e ao porto tornou-se um centro aristocrático e o principal núcleo de atividades da população. Essa aristocracia local trouxe arquitetos portugueses que edificaram a maioria dos casarões do porto. Estas características arquitetônicas persistem na atualidade.

A Economia local envolvia transações feitas na praça inclusive o comércio de escravos, em frente ao cais, onde ficavam presos. 

A partir de 1938, com a inauguração da estrada ligando São Mateus a Linhares, o declínio das atividades econômicas do porto se acentuou. O transporte aquático entrava em decadência e o velho Porto foi perdendo as grandes casas comerciais que se mudaram para a cidade alta.

Localização:

Sítio Histórico Porto - Largo do Chafaris

Bairro Porto - São Mateus - ES

Mapa: [+]Clique Aqui









    TV PREFEITURA - VÍDEOS [+]

  • 24/09/2018

    São Mateus/ES 474 Anos

  • 18/09/2018

    São Mateus e destaque no Programa Fala Manhã da...