CALÇADÃO DE GURIRI GANHARÁ MAIS 1.080 METROS

A orla de Guriri está ficando ainda mais bonita. A Prefeitura de São Mateus iniciou nesta quarta-feira (13) as obras de extensão do calçadão. Foram realizados todos os estudos necessários e obtidas as autorizações cabíveis para que a Secretaria de Obras iniciasse os trabalhos. A extensão começou pelo Lado Norte, onde o calçadão terá mais 810 metros de extensão, até as imediações do parque aquático Guriri Beach. Após essa etapa, será a vez do calçadão do Lado Sul ganhar mais 270 metros.

A extensão terá 6,7 metros de largura, incluindo calçadão, meio-fio e ciclovia. A área suprimida da restinga é de 0,4 hectare, que compreende gramínea e vegetação invasora. Como condicionante, a Prefeitura se compromete a recuperar 1 hectare de restinga.

AUTORIZAÇÕES
A secretária municipal de Meio Ambiente, Christiani Ramppinelli, detalha que a Prefeitura possui declaração de Nada a Opor, da Capitania dos Portos, Laudo de Supressão do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Licença Ambiental emitida pela própria Secretaria Municipal e autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Também foi realizado o Estudo Florístico, o Plano de Controle Ambiental (PCA), o Plano de Recuperação de Área Degradada e o Diagnóstico Ambiental. Placas da Licença Ambiental foram colocadas no início e no final da obra do Lado Norte e a secretária adianta que será feito o mesmo no Lado Sul quando as obras começarem naquela etapa.

COMERCIANTES DE GURIRI APROVAM OBRAS NO CALÇADÃO
Os comerciantes estão comemorando. Pedro Tonon, proprietário de um estabelecimento do ramo de alimentos e bebidas na Ilha de Guriri, mais que aprovou a obra na orla. "Achei muito bacana essa iniciativa, já passou da hora dessa obra sair do papel, vai ajudar no desenvolvimento do Balneário. É importante pensar também no Lado Norte da Ilha, nós comerciantes só temos a agradecer ao prefeito Daniel pelo que ele vem fazendo por Guriri".

A comerciante Ilma Sfalsin relata que "tomou um susto" quando viu a obra, mas tem certeza que vai ser muito importante para a Ilha: "Eu quase não acreditei quando acordei, essa obra vai ser muito boa para Guriri, o Lado Norte sempre foi esquecido. Daniel está sendo o melhor prefeito que São Mateus já teve".