Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


COMBATE AO AVANÇO DO MAR EM BARRA NOVA NA MIRA DA PREFEITURA

  • Através da Secretaria Municipal de Defesa Social, a Prefeitura de São Mateus está finalizando um projeto para combater o processo de erosão provocada pelo mar, que vem tirando o sono de moradores e trazendo prejuízo para as comunidades pesqueiras de Barra Nova, Norte e Sul.

  • O secretário da Pasta, coronel Wagner Borges, anunciou que, ainda nesta semana, a Engenharia da Coordenadoria de Defesa Civil deve concluir o projeto das obras, que têm por objetivos principais estabilizar a barra e reduzir o assoreamento e os riscos à navegação.

  • “Depois de vários estudos e consulta aos órgãos competentes, chegamos à conclusão de que a construção de um píer pode ajudar a conter a erosão, afastando o risco de desabamento de mais imóveis, evitando a movimentação da areia e mantendo um canal permanente de acesso para as embarcações”, afirmou.

  • INFRAESTRUTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO
  • Wagner Borges acrescentou que “o projeto, uma vez apreciado e aprovado pelo prefeito Daniel Santana, é o primeiro passo para buscar, junto aos Governos Estadual e Federal os recursos necessários para efetivar as ações.”

  • Já em fase de orçamento, o projeto técnico prevê, além da construção do píer, dragagem de parte do canal, urbanismo e paisagismo: a obra deve se integrar à paisagem, proporcionando um novo ponto de observação do nascer e do pôr do Sol em Barra Nova, potencializando o turismo.
















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo