CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA MICRORREGIÃO NORDESTE É IMPLANTADO EM SÃO MATEUS

• O Governo do Estado oficializou em São Mateus, nesta quinta-feira (29), o Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Nordeste. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo, e contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de municípios da região e instituições e movimentos sociais organizados.
  • A primeira reunião do Conselho ficou agendada para o dia 31 de outubro, no município de Montanha. O Plano de Desenvolvimento Regional contemplará todas as microrregiões capixabas. Para isso, estão sendo criados os Conselhos Regionais de Desenvolvimento para pactuação e gestão do planejamento de longo prazo das demandas de cada microrregião, que são: Rio Doce, Central Serrana, Centro Oeste, Sudoeste Serrana, Litoral Sul, Central Sul, Caparaó, Nordeste e Noroeste.
  • São Mateus integra a microrregião Nordeste do Estado, junto com Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo. A gestão do Plano é feita de forma conjunta pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves.

• PENSANDO REGIONALMENTE
  • Durante o evento na FVC, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, explicou que houve a necessidade do Governo do Estado em ter uma aproximação maior com as regiões capixabas e de elaborar o Plano de Desenvolvimento Regional, destacando o papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento.
  • “A ideia do Conselho é potencializar aquilo que já existe, reivindicar aquilo que não tem e o que se precisa para nossa região, pensando regionalmente o desenvolvimento sustentável”, frisou.
  • Na ocasião, João Luiz Paste, do Instituto Jones dos Santos Neves, ministrou palestra sobre o panorama geral e indicadores de desenvolvimento da Microrregião Nordeste em diversos aspectos, como empregos formais, produtos de maior produção e turismo.

• SÃO MATEUS PARCEIRO
  • O secretário de Planejamento de São Mateus, Odilon Borges Junior, enfatizou o interesse da Administração Municipal em contribuir para o desenvolvimento da região de forma conjunta.
  • “Quero dizer que a Prefeitura de São Mateus está disposta a contribuir com uma estrutura técnica preparada e adequada, com expertise em desenvolvimento. Nós teremos um imenso prazer e dedicação para juntos, ajudarmos na promoção do desenvolvimento desta região”, declarou.