EM VIDEOCONFERÊNCIA COM PREFEITOS CAPIXABAS E GOVERNADOR, O PREFEITO DE SÃO MATEUS REFORÇA MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS

• Em videoconferência realizada com prefeitos capixabas e o governador do Estado, o Prefeito de São Mateus, alinhou estratégias de combate ao Coronavírus com os demais chefes do Executivo e garantiu que irá seguir as orientações e determinações estabelecidas no Plano de Contingência adotado pelo Governo Estado com o objetivo de reduzir a proliferação.

• “Todas as medidas imediatas e objetivas estão sendo tomadas no sentindo de preservar a vida humana. Apoiamos e parabenizamos o governador diante do pronunciamento do presidente da República, e seguiremos as orientações do governado do Estado” – destacou o Prefeito de São Mateus. Os demais prefeitos também fizeram o compromisso de continuar seguindo todas as orientações determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde, que trabalha com base nas deliberações do Ministério da Saúde e da OMS.

• Acompanharam o prefeito na videoconferência o secretário municipal de Saúde; a secretária municipal de Turismo; e a controladora geral do Município.

• Também participaram o secretário estadual de Saúde; o secretário estadual de Desenvolvimento; o presidente do Sistema Findes; o superintendente do Sebrae; e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

• REIVINDICAÇÕES DOS PREFEITOS
  • Através da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), os prefeitos já haviam apresentado uma série de demandas ao governador do Estado:
  • - Aplicação de 100% do Fundo Cidades em custeio, exclusivamente para enfrentamento à pandemia do COVID -19 e para ações nos municípios com Estado de Emergência e Calamidade reconhecidos pelo Estado referente às chuvas.
  • - Destinação de recursos para o Funcop, visando aquisição de cestas básicas e reunião do conselho com urgência para aprovação de alteração do plano de trabalho de quem ainda possui Recursos em conta.
  • - Liberação extraordinária de recursos do Funcop para aquisição de cestas básicas em todos os 78 municípios.
  • - Contratação, pelo Estado, de profissionais para auxiliar as equipes da Vigilância Sanitária dos municípios visando criar as barreiras sanitárias.
  • - Aquisição de EPIs para os profissionais de saúde dos municípios.
  • - Apoio da Polícia Militar em conjunto com as equipes municipais para dar cumprimento às medidas estabelecidas nos decretos.
  • - Antecipação das transferências fundo a fundo dos recursos da Assistência Social.