NO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA SÃO MATEUS SERÁ, DE NOVO, CAPITAL DO ESTADO

• Nesta quarta-feira (20) é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é marcada em São Mateus por manifestações culturais e pela transferência simbólica da Sede do Governo do Estado para o Município, como prevê a Lei 8.790/2007. Já estão confirmadas as presenças do prefeito Daniel Santana, da vice-governadora Jaqueline Moraes, e dos secretários estaduais Fabrício Noronha (Cultura) e Nara Borgo (Direitos Humanos).

• O Dia Nacional da Consciência Negra relembra por meio de ações em todo Brasil a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei 12.519 já no ano de 2011.

• Em São Mateus haverá diversas atividades na antiga sede da Prefeitura, no Centro. Além da solenidade oficial da transferência da Sede do Governo do Estado, serão comercializados produtos artesanais, haverá palestras, jongo, oficinas e show musical.

• ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO PREPARADA PELA PREFEITURA DE SÃO MATEUS

• DIA 20/11 – QUARTA-FEIRA

• 8h às 18h - Exposição e comercialização de produtos artesanais e produção das comunidades quilombolas
  • 8h - Café tradicional
  • 9h - Transferência oficial da Sede do Governo do Estado para São Mateus (vice governadora e prefeito)
  • 9h10 - Composição da Mesa com autoridades presentes
  • 10h - Encerramento da Solenidade
  • 10h30 - Palestra com Alessandro Lopes – Políticas Públicas de Enfretamento ao Racismo Desenvolvidas pela Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado
  • 12h - Intervalo para o almoço
  • 13h30 às 18h - Oficinas de tranças afros, turbantes e auto maquiagem.
  • 13h40 - Palestra com Rosimar de Oliveira Silva, com o tema: “O racismo nosso de cada dia”
  • 14h10 - Debate
  • 14h40 - Palestra com Samuel Pinheiro, com o tema: Questões Étnicos Raciais nas Escolas Municipais.
  • 15h30 - Debate
  • 16h - Apresentação Cultural Projeto Comunidade Ativa – Ocupação Social