OBRAS NA LADEIRA DO BESOURO JÁ TÊM SINAL VERDE DO GOVERNO DO ESTADO: INVESTIMENTO É DE R$ 51 MILHÕES

• O prefeito Daniel Santana reivindicou e o governador Renato Casagrande atendeu, reforçando a parceria em Governo do Estado e Município de São Mateus: estão garantidos os recursos para a recuperação do acesso, com drenagem, contenção e pavimentação da Ladeira do Besouro, no Centro de São Mateus.

• O valor global do investimento é de aproximadamente R$ 51 milhões, nessa que é a primeira liberação de recursos do Fundo Cidades 2023 – Adaptação às Mudanças Climáticas, lançado pelo Governo do Estado no início deste mês.

• Por esse sistema, o Governo do Estado transfere recursos financeiros diretamente para os Fundos Municipais de Investimento das Prefeituras e a execução das obras é de competência e responsabilidade das próprias Gestões Municipais.

• PROJETO PRONTO
  • Desenvolvido pela Engenharia da Secretaria de Defesa Social, o projeto tem por objetivo não apenas estabilizar a encosta e recuperar os acessos, mas também revitalizar o espaço.

• “Precisamos resolver o mais rápido possível, se vier mais chuva pode ter mais deslizamento, colocar mais gente em perigo. E a preservação da vida é a nossa prioridade máxima” – destacou Daniel Santana.

• PROBLEMA ANTIGO
  • A Ladeira do Besouro e seus entornos foram impactados fortemente por chuvas, o que levou à sua interdição como acesso por levar risco à população local, devido ao deslizamento da encosta e possibilidade de novos movimentos de massa.

• A maior parte da área foi ocupada irregularmente, ao longo de décadas – e várias gestões executivas – sem a observância das regras que regem a ocupação urbana.

• Com o tempo, ocorrências naturais e não naturais – o rompimento de uma adutora – foram desestabilizando cada vez mais o sistema.

• O excesso pluviométrico atípico ocorrido no final de 2022 obrigou os moradores a abandonarem suas casas para não terem suas vidas em risco, e vários imóveis que não foram arrastados pelo movimento da massa tiveram que ser demolidos.