SAAE VOLTA A OPERAR SISTEMA COM ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS

• Com os testes apontando que a água captada no Rio Cricaré ultrapassou os limites permitidos de salinização neste final de semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) voltou a usar os poços artesianos no abastecimento em São Mateus. No domingo (20), a salinidade da água no ponto de captação do SAAE ultrapassou os 4400ppm na maré cheia. O limite permitido pela Organização Mundial de Saúde para consumo humano é de 250ppm.

• A estação do SAAE ficou desligada no período entre 9h e 13h, e, depois, das 21h até as 1h40 desta segunda. A estação voltou a bombear água do rio no período entre 1h40 até as 10h20, quando foi desligada novamente, e voltou a ser ligada às 15h10. No período em que a captação ficou interrompida, a autarquia utilizou os poços artesianos perfurados na Cidade para realizar o abastecimento.

• DENÚNCIAS DE VANDALISMO
  • No domingo houve várias denúncias de que alguns bairros ficaram sem água. Ao verificar o funcionamento dos poços do SAAE, foi descoberto que alguns foram desligados devido a atos de vandalismo. Equipes da Guarda Municipal acompanharão servidores do SAAE no monitoramento aos poços para evitar que a situação se repita.

• MUDANÇA NA CAPTAÇÃO
  • O prefeito Daniel Santana informou que solicitou ao SAAE a elaboração de um projeto para a mudança de captação de água no Rio Cricaré. Ele frisou que, a princípio, o objetivo é levar a captação para as proximidades do Bairro Jambeiro, entendendo que a salinização demora mais tempo a chegar naquele ponto do rio. Daniel afirmou ainda que está buscando apoio dos deputados estaduais e da bancada federal para conseguir recursos e realizar a mudança na captação.