SÃO MATEUS EM ALERTA GERAL CONTRA A DENGUE

• “AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE CONTINGÊNCIA ESTÃO ACONTECENDO DESDE SEGUNDA-FEIRA (19)” AFIRMA SECRETÁRIA DE SAÚDE

• Por Aguilar Alves

• Desde o início desta semana a Prefeitura de São Mateus vem executando, através da Secretaria Municipal de Saúde, as ações previstas no nível 3 do Plano Municipal de Contingência contra Arboviroses (nível de alerta), com o objetivo de deter o avanço da dengue.

• Todos os agentes envolvidos na ação – Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Agentes de Combate às Endemias e demais órgãos – estiveram reunidos com a secretária de Saúde, Fernanda Encarnação, para repassar as tarefas e responsabilidades de cada setor, partindo para campo assim que foi concluída a reunião. “Nosso controle já aponta 510,3 casos para cada 100.000 habitantes, identificamos os sorotipos Denv 1 e Denv 2” – alertou Fernanda.

• ESTADO DE EMERGÊNCIA
  • As ações de combate no Município, com aumento do uso do inseticida UBV (Ultra Baixo Volume), das rondas do fumacê e as inspeções residenciais efetuadas pelos Agentes Ambientais em busca de focos foram intensificadas.

• Mas o lixo acumulado em terrenos baldios e descartado indiscriminadamente, aliado a um certo relaxamento de parte da população em relação aos criadouros em quintais e áreas internas são apontados como os principais vilões, criando o ambiente propício para a proliferação do Aedes Aegypti.

• ESTADO DE EMERGÊNCIA
  • Na manhã desta quarta-feira (21) o governador Renato Casagrande realizou uma reunião com prefeitos e secretários de Saúde de todo o Estado, para tratar sobre a dengue: foi decretado Estado de Emergência devido ao alto risco de uma nova epidemia – já aconteceu em 2023 – no Espírito Santo.

• AÇÕES COLETIVAS
  • Outras Secretarias, como a de Obras – responsável pela limpeza urbana –, a de Meio Ambiente, de Assistência Social e de Educação também terão atribuições no esforço que, segundo a Secretária de Saúde, “deve ser coletivo. Para maximizar os resultados, precisamos realizar mutirões para limpeza dos pontos críticos, ações de conscientização nos bairros onde há maior número de notificações e envolver os alunos da Rede Pública Municipal para serem multiplicadores dessa conscientização”.

• Fernanda Encarnação assegura que os governos Federal e Estadual já acenaram com recursos adicionais para o Município aplicar em diferentes ações necessárias ao combate à doença.

• VACINA
  • Em relação à vacinação contra a dengue, que já está acontecendo em outros Estados, segundo Fernanda, “estão chegando para o Espírito Santo menos de 60 mil doses do imunizante, destinadas a um grupo específico, já estabelecido pelo Ministério da Saúde”.

• “O Estado tem uma população projetada de cerca de 4,9 milhões de pessoas, são necessárias duas doses com intervalo de três meses. A melhor forma de impedir a curto prazo o avanço do número de casos é uma participação ativa da população para, se não eliminar, reduzir drasticamente os focos do mosquito” – conclui a secretária.

• CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO

• - Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;

• - Mantenha vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;

• - Mantenha canaletas e calhas desobstruídas;

• - Não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;

• - Mantenha ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas;

• - Lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;

• - Nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água;

• - Evite armazenar materiais que possam acumular água.

• DISK DENGUE
  • (27) 99754-2162