MUTIRÃO DA MANUTENÇÃO: EM TODAS AS ÁREAS URBANAS DA SEDE E DOS DISTRITOS DE SÃO MATEUS

• Começando o segundo mês de vigência, o mutirão da manutenção 2024, realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Limpeza Pública, já passou por mais de 30 bairros, sem esquecer dos Distritos: em Nestor Gomes, por exemplo, além das ruas e logradouros, todos os equipamentos públicos receberam manutenção.

• Ao longo desta semana (29 de abril a 03 de maio), além da finalização do Boa Vista, o pente-fino está concentrado nos Bairros Forno Velho (Cohab) e Guriri.

• Equipes, caminhões e maquinário, atuando em sistema integrado, permitem que seja otimizada a execução de praticamente todos os serviços de limpeza e manutenção necessários.

• Os principais são varrição, capina, poda de árvores, jardinagem, tapa-buracos, caiação de meio-fio, retirada de entulho. Em alguns casos são empregados caminhões pipa, quando é preciso lavar ruas e calçadas. À noite é a vez da iluminação pública, quando as equipes, com o devido equipamento, fazem a substituição das lâmpadas com problemas.

• EM TODAS AS REGIÕES
  • As manutenções obedecem a um cronograma da Secretaria, que está sujeito a variações, uma vez que depende de boas condições climáticas para sua execução. Apesar da coleta regular, que acontece ao longo do ano, independente das condições do tempo, alguns moradores depositam lixo e entulho em locais desautorizados, criando os chamados “pontos viciados” – por isso são necessários os mutirões.

• Em bairros grandes, como é o caso do Boa Vista ou Guriri, são necessários de 15 a 20 dias para uma manutenção completa.