Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • POR MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO, PREFEITURA DE SÃO MATEUS INICIA INSTALAÇÃO DO GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA

POR MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO, PREFEITURA DE SÃO MATEUS INICIA INSTALAÇÃO DO GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA

12/03/2021

Nesta quinta-feira (11) o prefeito Daniel Santana e secretários municipais participaram de uma reunião com representantes do Governo Estadual: em pauta a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em São Mateus.


O GGIM é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de Governo que atuam em um Município. É uma frente forte de integração de forças no enfrentamento às questões relacionadas à segurança pública, como a violência e criminalidade, por exemplo.


PREFEITO DÁ SINAL VERDE PARA GGIM

Para a gerente de Integração Comunitária e Institucional do Governo do Estado, Luciana Menezes, a reunião inicial serviria apenas como uma sensibilização, contudo o prefeito Daniel se mostrou favorável e já deu sinal verde para a criação do GGIM em São Mateus. 


“Entendendo que a segurança pública é extremamente desafiadora, a ideia é que todos os mecanismos possam ser utilizados. Não é mais um assunto que pode ser tratado de forma isolada, temos que tratar de forma compartilhada. Vamos tentar envolver, através desse Gabinete, todas as esferas e poderes possíveis” - afirmou Luciana, elogiando o prefeito Daniel Santana, que se colocou à disposição para fazer o projeto avançar.


ETAPAS

Com a aprovação do prefeito, a próxima etapa é seguir o cronograma legal, que já vem do Governo Federal. Será desenvolvido pelas secretarias municipais de Gabinete e de Defesa Social, em seguida oficializado através de Decreto Municipal. 


Para a superintendente de Controle Governamental, Mariza Giacomin, o GGIM é importante para fiscalizar e reforçar a segurança pública municipal. “Podemos trabalhar políticas públicas de segurança mais assertivas. Acredito que São Mateus vai crescer muito quando instituir o GGIM e vamos tratar a Segurança Pública conversando diretamente com todos os envolvidos nesse processo” – enfaizou.


ENVOLVIDOS

Vários órgãos farão parte do GGIM, como as secretarias municipais de Defesa Social, Assistência Social, Gabinete e Comunicação; Ministério Público, Poder Judiciário, Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, e segmentos da sociedade. Os envolvidos vão participar de reuniões mensais para tratar dos assuntos ligados à Segurança Pública. A presidência do GGIM fica a cargo do prefeito, que conduz os trabalhos.


PRESENÇAS

Além do prefeito Daniel Santana, da superintendente Mariza Giacomin, e da gerente de Integração Comunitária e Institucional do Governo do Estado, Luciana Menezes, também participaram da reunião o guarda municipal João Carlos, o gerente de Atenção à Saúde do Servidor da Segurança Pública, Pedro Ferro, o vereador Cristiano Balanga, e os secretários municipais de Defesa Social, Cilmar Quartezani, de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, Hassan Rezende, de Governo, Delcimar Gonçalves de Oliveira, e de Comunicação, Júnior Eler.


Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo