Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • REFORÇO DO GOVERNO DO ESTADO: GOVERNADOR CASAGRANDE ENVIA REPRESENTANTES A SÃO MATEUS PARA AJUDAR A ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE ALAGAMENTOS

REFORÇO DO GOVERNO DO ESTADO: GOVERNADOR CASAGRANDE ENVIA REPRESENTANTES A SÃO MATEUS PARA AJUDAR A ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DE ALAGAMENTOS

15/12/2022
  • O governador Renato Casagrande, que tem feito contato diariamente com o prefeito Daniel Santana para acompanhar a situação de São Mateus devido as chuvas, enviou representantes de diversas Pastas do Estado a São Mateus, nesta quinta-feira (15), para visitarem os locais mais críticos e, assim, montar estratégias para ampliar a ajuda ao Município. 

  • Acompanhado pelo subsecretário de Estado de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, Carlos Guimarães, da subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, Zilma Peterli, do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, Alexandre dos Santos Cerqueira, do superintendente regional do Departamento de Edificações e de Rodovias, coronel Eduardo Gottardi, do titular da 1ª CIA Independente de Bombeiros Militar, major Cristiano Sartório, e de representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, e diversas autoridades do Executivo e do Legislativo de São Mateus, o prefeito Daniel Santana percorreu, após reunião na manhã desta quinta-feira (15), pontos críticos e algumas das obras emergenciais que estão sendo executadas para resolver o problema dos alagamentos em Guriri.

  • PRIORIDADE MÁXIMA
  • Segundo Carlos Guimarães, Casagrande determinou como prioridade máxima a retomada das obras de macrodrenagem, que deve ocorrer nos primeiros meses de 2023. Para a questão emergencial, o Governo do Estado já disponibilizou três bombas de alta pressão, que se somarão às duas da empresa privada Alcon, no esforço de dar vazão à água acumulada em diversos pontos da área urbana de Guriri, que vem causando enormes transtornos à população.

  • “Os trabalhos emergenciais que a Prefeitura está realizando estão no caminho certo” - disse a subsecretária e engenheira Zilma Peterle. “Quanto à macrodrenagem, esta fase do projeto prioriza a região norte da Ilha, mas haverá fases posteriores e, caso seja necessário para uma melhor gestão das águas, podemos pensar até mesmo numa estação de bombeamento” – complementou.

  • NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
  • Em relação às dimensões que os alagamentos tomaram, major Sartório declarou que “não temos histórico de nada parecido com o que está acontecendo. Há 14 anos choveu mais ou menos o que está chovendo agora, mas o impacto foi incomparavelmente menor”. Ele destacou que uma possível causa do agravamento do problema poderia ser a rápida expansão da urbanização na Ilha, devido ao crescimento populacional.

  • O Corpo de Bombeiros tem atuado intensivamente, junto às equipes da Defesa Civil, Estadual e Municipal, especialmente na retirada de pessoas com dificuldades de locomoção ilhadas em suas casas.

  • MUNICÍPIO EM AÇÃO
  • O prefeito Daniel Santana reforçou que a prioridade é auxiliar quem mais precisa e reconstruir. Ele lembrou que foram montadas Forças-Tarefas que atuam em todo o Município, ao mesmo tempo em que procura reduzir os impactos, cuidando das pessoas que estão realmente necessitadas, com cestas básicas, aluguel social e hospedagem. “Tudo isso não seria possível sem o apoio do Governo do Estado, e de empresas como a Alcon. Essas parcerias do bem fazem toda a diferença na vida dos que mais precisam de auxílio” – frisou.

Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo