Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • SAPECA: PARCERIA ENTRE PREFEITURA E INICIATIVA PRIVADA IRÁ, LITERALMENTE, COLOCAR A ECONOMIA CRIATIVA E SOLIDÁRIA NA VITRINE

SAPECA: PARCERIA ENTRE PREFEITURA E INICIATIVA PRIVADA IRÁ, LITERALMENTE, COLOCAR A ECONOMIA CRIATIVA E SOLIDÁRIA NA VITRINE

23/08/2022
  • A 1ª Semana de Artes e Parcerias na Economia Criativa e no Artesanato – SAPECA, que acontecerá de 27 de agosto a 3 de setembro, no Bairro Aviação, em São Mateus, tem objetivos institucionais que vão bem além de criar uma mostra de produtos do artesanato identificado no Município. 

  • De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, essa parceria, que tem por um lado a Borana, e pelo outro a Prefeitura, diversas organizações civis e apoio do Sebrae e da Aderes, pretende incentivar outras empresas a se envolverem em arranjos produtivos, com base na Economia Criativa e Solidária, criando mais oportunidades para o empreendedorismo entre esse público que mais necessita, o que é uma das prioridades do Governo Daniel Santana.

  • Para Marinalva, “o primeiro passo, criando as condições para que realizássemos esse evento, foi a ação individual da empresa, que utilizando o conceito de logística reversa, encontrou na comunidade do Morro da Arara o parceiro para transformar uma sobra de seu processo de produção em novos produtos, levando inclusão e gerando renda para aquela comunidade. Estamos dando visibilidade a um exemplo que pretendemos que se repita.”

  • VISIBILIDADE JUNTO AO MERCADO INTERNACIONAL

  • Além do trabalho de artesãos já reconhecidos por seus produtos, uma parte dos expositores é composta por pessoas referenciadas pela Assistência Social municipal e está sendo incluída num processo de mostra pela primeira vez. 

  • Sobre a empresa, o diretor executivo da Borana, Jorge Aguiar, relata que além de comercializar para todo o Brasil, tem boa atuação no mercado internacional. “Uma observadora com conexões nos mercados asiáticos, europeus e norte-americanos estará presente (na SAPECA), a nosso convite” - destacou.

  • Jorge Aguiar aponta a parceria como “uma maneira eficiente de projetar a produção artesanal local para consumidores com alto nível de exigência, mas com excelente poder aquisitivo, estimulando o empreendedorismo, que é o que realmente faz a roda da economia girar.”


Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo