EDUCAÇÃO OFERTA OFICINA DE FORMAÇÃO PARA PROJETO MPT NA ESCOLA E OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professores de Língua Portuguesa e Pedagogos da rede municipal e estadual e estiveram reunidos na última quinta-feira (23) com o objetivo de estudar as categorias de escrita memória e crônica que fazem parte dos concursos Olimpíada de Língua Portuguesa e MPT na Escola que acontecem este ano, o primeiro abordando a temática “O lugar onde vivo” e o segundo “Trabalho Infantil e a proteção do trabalhador adolescente”.

Durante a formação foi possível dialogar, trocar experiências e acolher sugestões de estratégias pedagógicas para desenvolver junto aos estudantes o estímulo à produção literária.

O Projeto MPT na escola é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação, que inclui temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente especialmente os voltados para a erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente. Nele, os estudantes do Ensino Fundamental I e II são estimulados a produzir desenhos, frases, histórias em quadrinhos, poemas, memórias literárias, crônicas e contos, que passam por uma seleção dentro da escola, em seguida, a partir de uma avaliação de uma banca, as melhores produções que são premiadas pelo Ministério Público do Trabalho.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio um estreitamento de vínculos com a comunidade e um aprofundamento o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Esta edição homenageia a premiada escritora mineira Conceição Evaristo.

MPT NA ESCOLA TERÁ SELEÇÃO ESTADUAL
Uma das novidades apresentadas foi o Prêmio MPT na Escola em nível estadual que consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes das escolas participantes em nível estadual. A premiação acontece em outubro.