NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE SÃO MATEUS

• O Projeto de Lei, de autoria do Executivo, enviado à Câmara de Vereadores, solicitando a autorização para contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) para investimentos na área de Infraestrutura, foi elaborado por uma equipe técnica formada por profissionais de primeira linha, detalhando com transparência de onde sairiam os recursos alocados e onde seriam investidos. Com esses recursos, seriam realizados investimentos que iriam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de São Mateus, como saneamento básico, ampliação do número de poços artesianos para atender as comunidades rurais, pavimentação de vias e outros.

• As chuvas torrenciais, que assolaram o nosso Município e causaram tanta destruição, evidenciaram a urgência na realização dessas obras e o quão necessárias elas são.

• Nosso Município foi bastante castigado. Milhares de famílias foram prejudicadas, centenas ficaram ilhadas, várias estradas foram interditadas na zona rural e houve até desabamento de parte da Ladeira do Besouro, no Centro. Felizmente, a Prefeitura agiu rápido e ninguém se feriu, mas, precisamos avançar. A contratação dessa operação de crédito e a realização dessas obras auxiliariam muito na reconstrução de nossa cidade e fariam diferença na vida de quem mais precisa do Poder Público.

• O Poder Executivo e Poder Legislativo são independentes, porém harmônicos, e, nesse momento tão delicado causado pelas chuvas, a parceria dos Poderes Públicos tinha que ser mais firme e mais forte ainda, pelo bem do povo, principalmente o mais sofrido. Entretanto, durante a última sessão da câmara, o presidente do Legislativo Municipal foi muito infeliz em suas falas e atitudes.

• O presidente da Câmara fez questão de dizer que é “filho legítimo de São Mateus”.
  • Concordamos que nascer em São Mateus é um privilégio, mas, escolher viver em São Mateus, e ajudar o Município crescer, é uma prova de amor irrefutável.  Infelizmente, além das “malfadadas” palavras, o presidente do Legislativo declarou que engavetou o projeto e com essa atitude inviabilizou sua concretização.

• O Município de São Mateus tem sido modelo de gestão e de enfrentamento à crise causada pelas chuvas. A parceria com o Governo do Estado tem garantido a execução de muitas ações que amenizam o sofrimento dos mais atingidos.
  • Então, enquanto o senhor presidente do Legislativo trava o projeto que faria o Município avançar, o Executivo Municipal segue na luta e em busca de parceiros para ajudar na reconstrução de São Mateus. Na preservação de vidas.

• SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE SÃO MATEUS