PREFEITURA DE SÃO MATEUS CUIDANDO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

• O Projeto Consultório na Rua, da Prefeitura de São Mateus, está percorrendo os bairros do Município atendendo pessoas em situação de rua. Oferece todos os serviços da Rede de Saúde. A equipe conta com enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogo.

• VACINAÇÃO
  • A enfermeira e coordenadora da equipe, Ana Alves, afirmou que já estão sendo aplicadas vacinas contra gripe e tétano, em seguida darão seguimento com aplicação de outras vacinas.

• SEM COVID
  • A enfermeira destacou que cerca de 35 pessoas já foram abordadas e nenhuma delas apresentou sintomas de COVID-19.

• APROXIMAÇÃO
  • Ana lembrou que alguns moradores em situação de rua apresentam um receio inicial, o que é normal, mas com a aproximação e explicação da equipe a respeito do trabalho, a maioria já está bem receptiva.

• ENCAMINHAMENTO
  • “Até o momento tivemos apenas uma pessoa que precisou realizar exames e nós estamos dando encaminhamento no caso. Em caso de necessidade, nossa equipe aciona a ambulância, leva o paciente até a Unidade de Saúde e, inclusive, encaminha ao atendimento médico”, destacou a coordenadora.