SÃO MATEUS SEDIA REUNIÃO DE CONSELHOS ASSISTÊNCIA SOCIAL DO NORTE DO ESTADO

Representantes de Conselhos de Assistência Social de mais de 30 municípios da Região Norte do Espírito Santo participaram nesta quarta-feira, (09), em São Mateus, da reunião regional do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-ES). O encontrou teve como objetivo orientar, preparar e discutir as regras de funcionamento e pautas para organização da Conferência Extraordinária de Assistência Social, nas etapas municipal e estadual.

O evento ocorreu na sede da Prefeitura de São Mateus e foi promovido pelo CEAS.  A cerimônia de abertura contou com a presença da gerente de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Marielle do Patrocínio, que representou a SETADES, da presidente do CEAS-ES, Elizete Eusébio dos Anjos, da secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Mateus (COMAS-SM), Fábio Loures, e da representante do Fórum Municipal dos Usuários de Assistência Social de Vitória, Maria José de Souza.

PROGRAMAÇÃO

Durante a abertura, Marielle do Patrocínio agradeceu a acolhida do Município em sediar o evento e destacou que este foi o primeiro encontro regional do ano para a preparação da Conferência Extraordinária, atentando para importância do papel dos Conselhos nas conferências. “O que é discutido nas conferências fortalecem nossas ações, nos demandam posicionamentos e fortalece nossa política de Assistência Social. Desejo que possamos propor em nossas conferências estratégias de melhorias da política de Assistência Social dentro do Estado”.

Ainda pela manhã, a professora Ana Petronetto, consultora da SETADES na elaboração do Plano Estadual de Assistência Social e a e ex-secretária da SETADES e mestra em Políticas Pública, Nilda Sartório, ministraram a mesa-redonda “Configurações e limites do orçamento da Assistência Social para 2019 e a importância estratégica dos Planos de Assistência Social”. Pela tarde, os membros dos Conselhos municipais participaram de uma mesa-redonda para discutir a organização da Conferência Extraordinária de Assistência Social.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel “receber o CEAS e os Conselhos municipais para esse debate e construção, direcionando a política pública de Assistência Social de forma conjunta com o Governo Estadual, é um momento ímpar. Isso fortalece nossa política, mostra a força dos municípios neste processo de construção e reflexão. Foi com muita felicidade e orgulho que o Município sediou esse momento tão importante para a política de assistência”, avalia.