UNIDADES EDUCACIONAIS PROMOVEM MOVIMENTO LITERÁRIO

Dia 18 de abril é Dia Nacional do Livro Infantil, que homenageia Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros e precursor da literatura infantil no país. Além desta data, outras também recebem destaque no mês: o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado no dia 02 e o Dia Mundial do Livro e o Direito do Autor, no dia 23.

Com essas datas, abril se torna um mês especial de incentivo à leitura nas unidades educacionais da Rede Municipal,  com iniciativas que visam promover o hábito da leitura e a prática da escrita, as atividades envolvem estudantes, professores, auxiliares de educação especial, diretores, equipes pedagógicas, familiares e convidados; movimentando os turnos das escolas com as mais variadas atividades, projetos pedagógicos de leitura, contação de história, entrevistas, integração escola comunidade e atividades de ação social comprovando na prática que a Leitura abre um mundo de possibilidades.

CONFIRA ALGUMAS INICIATIVAS DAS UNIDADES DE ENSINO DO MUNICÍPIO:

EMEF VALÉRIO COSER

Depois de trabalhar a temática indígena, homenageada no Projeto de Leitura, os estudantes da escola realizaram três dias de circulação, no primeiro a apresentação dos trabalhos, comidas típicas, no segundo teatro de dedoche; e no terceiro as brincadeiras indígenas. A escola ainda organizou apresentação de Sarau, cordéis e o teatro Dona Baratinha.

EMEF GOLFINHO

No calendário de eventos da escola uma semana foi dedicada ao incentivo da leitura, na culminância teve a presença da escritora Mônica Porto e do ator Nick D´Ávila com contação de histórias.

EMEF ALMIR QUEIROZ

Para a comemoração do Dia do Livro, foi desenvolvido um projeto afim de demonstrar e incentivar a leitura das obras literárias que a escola possui foi desenvolvido com todas as turmas, em ambos turnos, a equipe escolar organizou, dentro da Biblioteca, um espaço permanente, climatizado e com sofá, para que as crianças utilizem. No encerramento do projeto a Professora Neuza coordenou junto com os estudantes a apresentação dos livros que eles mais gostaram.

EMEF VILA VERDE

A escola aproveitou as datas do dia do livro e Monteiro Lobato para conversar com as crianças sobre a importância da leitura para os leitores infantis. No encerramento houve a apresentação das histórias O Gato Xadrez; As Borboletas de Vinícius de Moraes; A língua do Nhem e Meu Calipto.

CEIM SANTA MARIA

O CEIM Santa Maria desenvolverá durante todo o ano o projeto “É tempo de leitura a todo momento”, com objetivos específicos da faixa etária infantil como estímulo de interações sociais, motoras e de desenvolvimento pessoal. Neste primeiro trimestre foram trabalhadas as poesias de Cora Coralina, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes e no encerramento dessa etapa participou a escritora Loressa Campostrini, de Colatina, que apresentou seus livros “A lenda do Estampado” e “Catarina Cata-Treco”.

Veja a Galeria de Fotos