”MELHOR VERÃO EM 18 ANOS”, CONSTATA COMERCIANTE DE GURIRI

*Matéria publicada pelo Jornal Tribuna do Cricaré

“Este é o melhor Verão nos 18 anos que tenho o restaurante”. A avaliação é da comerciante Maria da Glória Paiva Silva, do Restaurante Kalifa’s. Com esta constatação, a expectativa dela para o Carnaval é enorme, reforçando a importância da alta estação para a economia mateense. Por exemplo, Dona Glória salienta que o período que compreende o Réveillon até a festividade carnavalesca corresponde, em média, a 40% de todo o faturamento anual do estabelecimento.

Ela frisa ainda que após um período fraco para o turismo, o crescimento do movimento começou a ser percebido a partir de 2017.  “O pessoal fala que colocar o trio-elétrico só dá gente pobre, que não tem dinheiro, que só tem um real no bolso, mas é conversa fiada. O trio deu movimentação boa, o turista quer o trio, a gente conversa com o pessoal e o pessoal fala que o trio anima. Como pode existir um Carnaval sem movimento?” – questiona.

Seguindo este raciocínio, a comerciante mostra-se contrária a sugestões de que a programação de Carnaval fosse cancelada em função das enchentes no Sul do Estado. “E quem depende do turismo de Guriri? Ficaria como?” E a resposta, segundo ela, é que muita gente poderia ter dificuldade para se manter durante o ano, “caso não tivesse a festa de Carnaval”.

A empresária sustenta que o turismo gera renda ao Município. Por exemplo, além de trabalhar com toda a família, ela tem 15 colaboradores com carteira assinada no restaurante. Dona Glória lembra que já teve funcionários que cursaram faculdade apenas com a renda no estabelecimento.