Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • CRIANÇA DO BAIRRO VILA NOVA É CAMPEÃ DO CONCURSO PIARTE DE DESENHOS INFANTIS EM SÃO MATEUS

CRIANÇA DO BAIRRO VILA NOVA É CAMPEÃ DO CONCURSO PIARTE DE DESENHOS INFANTIS EM SÃO MATEUS

21/05/2021

O desenho de Ilanna da Costa Welffgranscer, de 5 anos, ganhou o primeiro lugar dentre os 46 previamente selecionados pelas visitadoras para o Concurso Primeira Infância com Arte (Piarte), na categoria 4 a 6 anos. Ela reside no Bairro Vila Nova. O segundo e o terceiro lugares foram, respectivamente, para Lara Nascimento Chaves, 3 anos, moradora no Bairro de Fátima; e Lucas Daniel Alves dos Santos, de 2 anos, do bairro Litorâneo, ambos na categoria 0 a 3 anos.


Os três trabalhos foram encaminhados para a Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) e irão representar o Município na Edição Estadual do Concurso, que tem abrangência nacional. Os ganhadores locais já fazem jus aos prêmios: uma bicicleta, para o primeiro lugar, um patinete para o segundo e um jogo de blocos de montar para o terceiro. O trabalho de Ilanna será ainda reproduzido em escala ampliada numa pintura mural, e a entrega dos prêmios aos três ganhadores deve acontecer ainda este mês


BEM MAIS QUE UM CONCURSO DE ARTE INFANTIL

O Concurso Piarte é uma ação do Programa Criança Feliz (PCF) que, somente em São Mateus, atende cerca de 400 pessoas, entre grávidas, crianças de 0 a 3 anos e crianças de 4 a 6 anos que tenham direito a Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os participantes do Programa são escolhidos pela Secretaria de Assistência Social com base no Cadastro Único (CADUN) e são, via de regra, pessoas em situação de risco social vinculadas a um CRAS e recebem regularmente a visita de membros das equipes, chamados de visitadores, que acompanham a situação dentro dos territórios.


A secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, elogiou a ação, dizendo ainda que “iniciativas como esse Concurso são fundamentais como ferramentas de escuta e protagonismo da criança dentro dos territórios, criando um espaço de interlocução com a Assistência Social e facilitando a elaboração de novas e mais eficientes políticas públicas para esse público-alvo.”


A coordenadora do PCF em São Mateus, Vivian de Campos Venturine, ressaltou as qualidades de fortalecimento de vínculo familiar que esse tipo de ação propicia. “Especialmente nesses tempos de convívio social cortado pela pandemia.”


VISÃO DE MUNDO

Membro da Comissão Julgadora do Piarte, o publicitário Aguilar Alves, representante da Secretaria Municipal de Comunicação, observou que os desenhos apresentados são a visão que essas crianças têm do mundo que as cerca. “Poder expressar essa visão e tê-la reconhecida é uma experiência extremamente bem-vinda, um presente que todas merecem ter e é gratificante fazer parte desse processo. O Programa está de parabéns por proporcionar isso a elas” – destacou.


A Comissão que apontou os trabalhos vencedores em São Mateus foi composta por Marinalva Broedel (secretária de Assistência Social), Dayanna Neves Farias de Souza (psicóloga), Marcia Celestino Rizo (assistente social), Marinéia Gomes do Nascimento Soares (bibliotecária), José Luiz Neri (professor) e Aguilar Alves (publicitário).


Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo