Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


PERGUNTAS FREQUENTES - ATENÇÃO BÁSICA

  • 1. O que é Atenção Básica?
  • A Atenção Básica é entendida como a porta de entrada do Sistema de Saúde do Município. Está inserida em uma rede de atenção à saúde e visa oferecer o primeiro contato às pessoas que procuram o serviço de saúde, sendo a Estratégia Saúde da Família (ESF), o modelo escolhido pelo Município de São Mateus.

  • 2. Onde estão localizadas as equipes de ESF do município?
  • As equipes ESF funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nas áreas urbanas e rurais do Município de São Mateus. Uma mesma UBS pode abrigar mais de uma equipe de ESF, que pode ser responsável por mais de um bairro e/ou comunidade adicionada em seu território. As  equipes estão localizadas nos seguintes bairros/distritos:
  • • Seac
  • • Paulista
  • • Vila Nova (duas equipes ESF)
  • • Santo Antônio (três equipes ESF)
  • • Bonsucesso
  • • Aroeira
  • • Pedra D´Agua
  • • Guriri (três equipes ESF)
  • • Cohab
  • • Morada do Ribeirão
  • • Ponte
  • • Porto
  • • Aviação
  • • Ideal
  • • Sernamby
  • • Litorâneo
  • • Km 23 – Rodovia São Mateus/Nova Venécia
  • • Km 29 – Rodovia São Mateus/Nova Venécia
  • • Km 35 – Rodovia São Mateus/Nova Venécia
  • • Nestor Gomes (duas equipes ESF)
  • • Nova Lima
  • • Santa Maria
  • • Nativo

  • 3. Quando procurar uma Unidade Básica de Saúde?
  • A UBS é a porta de entrada ao serviço de saúde. Lá são atendidos adultos, idosos, crianças e adolescentes por meio de atendimentos agendados, de demanda espontânea e de cuidado continuado, avaliados de acordo com a necessidade de cada pessoa.
  • São exemplos de atendimentos realizados na UBS: consultas de enfermagem; consultas médicas; consultas odontológicas; curativos; renovação de receita; exames laboratoriais; vacinação, entre outros.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 16h.

  • 4. O que é Central Municipal de Regulação (CMR)?
  • A CMR tem por objetivo ordenar o acesso a procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, disponíveis na Rede Pública Municipal de Saúde e nos  Prestadores privados, disponibilizando à população do Município atendimento integral a Saúde dentro da capacidade de resolução local e, quando esgotados   os  recursos locais, o encaminhamento dos usuários para a referência estadual (tratamento fora de domicílio - TFD).
  • São atribuições da CMR:
  • •Planejar, coordenar e avaliar as ações da central de marcação de consultas e de exames;
  • •Gerenciar, acompanhar e executar o sistema e processo de agendamento de pacientes inscritos no programa de TFD;
  • •Solicitar e liberar passagem para a referência aos usuários em tratamento, encaminhar para análise os processos de solicitação de exames de alto custo, órtese e prótese;
  • •Proceder ao agendamento das consultas especializadas, organizando de forma a minimizar a perda por desistência e/ou impedimentos;
  • •Marcar as consultas definidas para o Município de acordo com as cotas definidas através da Programação Pactuada e Integrada (PPI);
  • •Avaliar as solicitações enviadas pelos profissionais de saúde das UBS e proceder o agendamento em caráter prioritário, agilizando o acesso para os pacientes portadores de casos clínicos de maior gravidade.

  • 5. De que forma é realizado o atendimento em saúde mental pelo Município? 
  • Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II (CAPS II) - atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Horário de atendimento de 7 às 16h de segunda a sexta-feira.
  • Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) - atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Horário de atendimento de 7 às 16h de segunda a sexta-feira.
  • Equipe de Referência em Saúde Mental (ERSM) - Serviço de saúde municipal que atende em caráter ambulatorial pacientes com transtornos mentais leves e moderados abrangendo a faixa etária infanto-juvenil, adulta e idosa. Atua como apoio às equipes de ESF nas demandas na área de saúde mental.
  • •Acompanhamento ao usuário de álcool e outras drogas por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).
  • •Promoção de ações de redução de riscos e danos a uso de álcool e outras drogas.
  • •Educação em saúde para manejo de sobrecarga familiar (apoio aos cuidadores).
  • •Realização de oficinas terapêuticas.
  • •Atendimento e acompanhamento de usuários que realizam uso crônico de benzodiazepínico, por meio de consulta médica e de enfermagem ou grupos terapêuticos.
  • •Abordagem e manejo de transtornos mentais leves, moderados por meio da Equipe de Referência em Saúde Mental (ERSM) e graves por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS).
  • •Discussão de casos clínicos entre as equipes dos CAPS/CAPS-AD/ERSM e as equipes ESF.
  • •Unidades de saúde especializadas em saúde mental.

  • 6. Atendimento em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV e AIDS
  • •Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas UBS.
  • •Sorologia para HIV, hepatite B e C e VDRL através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas UBS.
  • •Diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV e AIDS.
  • •Ações de prevenção com grupos mais vulneráveis.
  • •Dispensação de preservativos masculino e feminino.

  • 7. Atendimento em Vigilância em Saúde
  • •Ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
  • •Detecção, notificação e atuação na resposta coordenada às emergências de saúde pública.
  • •Notificação e investigação de Doenças e/ou Agravos de Notificação Compulsória e busca ativa de casos.
  • •Adoção de medidas de controle e análise da situação de saúde.
  • •Alimentação, controle e monitoramento dos sistemas de informação nacionais e locais.
  • •Ações de combate ao Aedes aegypti.


  • Saiba mais sobre:
  • [+] Secretaria Municipal de Saúde
  • [+] Farmácia Básica Municipal
  • [+] Unidades de Saúde
  • [+] REMUME - Medicamentos Essenciais
  • [+] Plano Municipal de Saúde 2018 2021

  • Outras Informações:
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Avenida José Tozzi, 2.220
  • Centro - São Mateus - ES
  • Horário: 8h às 18h (Segunda a Sexta)
  • E-mail: saude@saomateus.es.gov.br