O núcleo urbano de São Mateus originou-se das incursões destinadas a repelir os frequentes ataques indígenas aos colonizadores, situados em Vila Velha. Registre-se, por exemplo, uma batalha entre o filho do Governador-geral e os índios Aimorés em 1558. Em 1596 o padre José de Anchieta visitou a povoação do Cricaré, no dia consagrado a São Mateus e assim, em 21 de setembro de 1764, denominou-se a localidade que se tornou Município. Em 1888 começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos. O Decreto nº 53, de 11 de novembro de 1890, ratifica sua criação.
Perfil Geral:
Município:
São Mateus
Gentílico:
Mateense
Estado:
Espírito Santo
Mesorregião:
Litoral Norte Espírito-Santense
Microrregião:
São Mateus
Distância:
220km da capital Vitória
Limites ao Norte:
Conceição da Barra, Boa Esperança e Pinheiros
Limites ao Sul:
Linhares, Jaguaré, V. Valério e S. Gabriel da Palha
Limites ao Leste:
Oceano Atlântico
Limites ao Oeste:
Boa Esperança e Nova Venécia
Economia:
A economia mateense é baseada na oferta de serviços e na exploração e produção de petróleo. Na década de 1970, foram descobertos vários campos de exploração, que foram ampliadas na década de 1980. Já na década de 2000, foi implantado na região de Campo Grande o Terminal Norte Capixaba, responsável pelo escoamento de toda a produção da região.
Com o preço do petróleo ainda em alta no mercado internacional, a Petrobras decidiu criar o Distrito de exploração do Espírito Santo, na cidade de São Mateus. A partir de então, a economia da cidade transformou-se completamente. Paralelamente, ocorria uma revolução no uso das terras em São Mateus e Conceição da Barra, por meio de grandes plantios de eucalipto, tendo as empresas Aracruz Celulose S/A e Companhia Vale do Rio Doce com as maiores iniciativas.
Novas estradas foram abertas para a exploração do petróleo, facilitando o acesso às regiões pouco habitadas. O Terminal Norte Capixaba, em São Mateus, é um investimento que está modificando a paisagem e a economia do norte capixaba. Além disso, o Município recebe os Royalties, os quais são destinados a investimentos na cidade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.