AULAS ON-LINE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS CONTARÃO COMO CARGA HORÁRIA PARA O CALENDÁRIO ESCOLAR

• A partir de julho alunos da rede municipal de ensino terão aulas on-line através da plataforma Google For Education. A Secretaria Municipal de Educação dará continuidade ao Programa Todos em Casa pela Educação, disponibilizando atividades complementares não presenciais aos estudantes. As aulas contarão como carga horária para o calendário escolar.

• Além da utilização de um ambiente virtual para ofertar as atividades, a Prefeitura de São Mateus implantou etapas de formação para a utilização das plataformas digitais junto aos seus profissionais da Educação, sendo eles: professores, pedagogos, diretores, coordenadores e demais servidores da Rede de Ensino.

• “Todos os nossos profissionais estão participando do curso de formação, que acontece até o final de junho. São mais de duas mil pessoas envolvidas. Na primeira semana de julho, esses profissionais capacitados já começam a trabalhar com os alunos na plataforma digital”, disse o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus.

• Também serão elaboradas atividades que constituirão uma biblioteca virtual de atividades pedagógicas considerando o Programa Municipal de Ensino aliado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para iniciar as atividades juntos aos alunos.

• O QUE É A MP 934
  • Vale lembrar que até o final de maio qualquer atividade disponibilizada online pelas escolas não contava como carga horária para o calendário letivo. Com a Medida Provisória 934, do Governo Federal, ficaram estabelecidas normas excepcionais sobre o ano letivo educacional decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, causada pela pandemia do Coronavírus.

• A medida se dirige tanto à Educação Básica como à Educação Superior, dispensando em ambos os casos a observância ao mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar e acadêmico, respectivamente. Porém, vale destacar que permanece a exigência de cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas-aula estabelecida.

• TECNOLOGIA ACESSÍVEL
  • Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação sobre o acesso dos estudantes às tecnologias apontou que 76,2% dos estudantes possui acesso à Internet, tendo o celular (77,3%) como o principal equipamento para utilizar em casa.

• O Município continuará garantindo que alunos da Cidade e do Campo que não tiverem acesso a esses meios possam retirar o material impresso nas unidades escolares.

• EDUCAÇÃO REALIZA WEBNÁRIO
  • Para esclarecer dúvidas sobre as ações do Programa Todos em Casa pela Educação, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar nesta quinta-feira (25), às 18h30, um webnário, que é um seminário realizado pela internet. Além de debater sobre as aulas on-line, o secretário de Educação e sua equipe estarão à disposição para responder questionamentos sobre a organização da Educação no Município nesse período de pandemia.

• A transmissão será feita ao vivo pelo YouYube no canal da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

• AMBIENTE SEGURO
  • O retorno às aulas na rede pública municipal só irá acontecer a partir do momento em que os órgãos de saúde determinarem que espaços coletivos, como escolas, são ambientes seguros. E, na ocasião, será reorganizado o calendário letivo junto ao Conselho Municipal de Ensino.