EDUCAÇÃO INFANTIL PLANEJA RETORNO PRESENCIAL PARA ESTE MÊS EM SÃO MATEUS

• As aulas para a Educação Infantil na Rede Municipal de São Mateus retornam neste mês de setembro, de acordo com a decisão conjunta entre o Comitê Municipal de Biossegurança e Secretaria Municipal de Educação (SME).

• Ainda esta semana será realizada uma reunião com os gestores dos Centros de Educação Municipal (CEIM’s) para a organização e os encaminhamentos, levando em consideração a realidade de cada Unidade. A exemplo das outras Unidades da Rede, os CEIM’s devem cumprir o protocolo de segurança.

• Segundo a SME, o Município atende 4.526 mil crianças, em 37 Unidades na Cidade e no Campo, e há atendimento desta etapa em EMEIEF (Escola Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, ECORM (Escola Comunitária Rural Municipal) e em Escolas Multisseriadas, por isso a necessidade da garantia do transporte para as crianças, sobretudo as que são do Campo.

• GRUPOS DE REVEZAMENTO
  • Para o atendimento presencial os grupos serão fixos com revezamento semanal, atendendo 50% dos estudantes de cada turma, garantindo o distanciamento exigido de 1,5 metro e não ultrapassando o limite de 10 estudantes. No revezamento, os estudantes que estiverem de forma remota recebem as atividades via WhatsApp ou impressas.

• Quando for autorizado o retorno presencial, a SME salienta que não é obrigatório e para que ele aconteça os responsáveis deverão procurar a Unidade Escolar onde a criança está matriculada para assinar a autorização por meio do “Termo de Manifestação de Interesse.”

• Os grupos serão organizados da seguinte forma:

• Semana 1: Grupo 1: composto por 50% das crianças matriculadas no Pré-nivel I (4 anos) e 50% do Pré-nível Il (5 anos).
  • Semana 2: Grupo 2: composto pelos demais 50% do Pré-nivel I (4 anos) e Pré-nível Il (5 anos).

• A partir da terceira semana o revezamento ocorrerá repetindo a mesma organização dos grupos anteriores. Cada Unidade Escolar é responsável por informar às famílias por elas atendidas o cronograma presencial dos estudantes. O retorno das turmas de Creche Nível II (2 anos) e Nível III (3 anos) se dará após uma avaliação de como se deu o retorno dos primeiros grupos às unidades.

• NOVAS ROTINAS
  • Segundo a SME, para garantir os eixos estruturantes da Educação Infantil, que são as interações e brincadeiras, nesse retorno presencial os profissionais estão em consonância com as orientações das Diretrizes Operacionais para organização das aulas presenciais no modelo do ensino híbrido na etapa da Educação Infantil em tempos de pandemia e participando da formação continuada.

• “Nossa preocupação primeiro é com a vida e a segurança das crianças, por isso, o retorno presencial está sendo planejado com muita cautela. Não temos medido esforços junto aos setores responsáveis para que tudo seja elaborado com eficácia e prudência” – enfatiza a secretária municipal de Educação, Edna Rossim.