Educação: PMSM alinha currículos das escolas do campo

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) - Setor de Educação do Campo - realizou a inclusão dos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a construção do currículo da Educação Infantil e o alinhamento do Currículo do 1º ao 5º ano da Educação do Campo.

Essa elaboração foi realizada com a participação dos pedagogos e diretores itinerantes, e professores e equipe do Fundamental II - SME, ao todo foram 6 encontros.

Na semana passada (19) um encontro com pedagogos, diretores e representação de educadores das Escolas Multisseriadas e Escolas Comunitárias Rurais Municipais - ECORMs avaliou o material produzido e alinhado.

“Foi um processo importante para o currículo das escolas do Campo que já possui um trabalho direcionado por temas geradores. Percebemos a necessidade de continuar esse trabalho em 2019 com os educadores, pois possuímos um espaço de sugestões metodológicas que precisamos complementar juntamente com os educadores”, destaca Ozana Galvão coordenadora do Setor de Educação do Campo.

Segundo a SME, o currículo da Educação Infantil do Campo terá uma prévia pronta ainda este ano para apreciação e posteriores alterações dos educadores em 2019.

Em São Mateus, a rede municipal possui 60 escolas localizadas nas diversas regiões campesinas, sendo 40 escolas multisseriadas e 5 CEIMs com acompanhamento por meio de itinerância pedagógica e administrativa, o que possibilita a Educação Campo atender às demandas das comunidades camponesas.