EMPOSSADO CONSELHO DE TURISMO

Representantes do Poder Público Estadual e Municipal, membros da sociedade civil organizada de instituições ligadas ao turismo participaram na última sexta-feira (05) da cerimônia de posse dos novos integrantes Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A solenidade ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus.

O COMTUR é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo que tem como objetivo orientar e definir a Política de Turismo no Município de São Mateus, se propondo a desenvolver uma atividade compartilhada de parcerias entre Poder Público, empresariado, sociedade civil organizada e comunidade, fazendo de uma atividade convergente, numa política de Turismo Integrado.

Os novos membros do COMTUR ressaltam a importância da instituição do órgão. Para Nagila de Fatima Rabelo Moraes, representante das entidades de ensino superior público, Conselho é fundamental para alavancamentos do turismo na cidade. “Com o conselho nós vamos discutir quais ações são viáveis ou não, divulgá-las e colocá-las em prática. Talvez esse seja o marco q nós esátvamos tanto esperando. O turismo realmente chegou em São Mateus e vamos então organizar treinamentos e nos especializar para recebermos os turistas”.

Deivid Nico é representante Associação Local de Hotelaria “O COMTUR é muito importante para estreitar os laços entre as secretarias estaduais, municipais e a população, para que a gente possa avançar no trade turístico (organizações privadas e governamentais atuantes no setor de Turismo e Eventos)  do Município, tendo ideias e planejamentos a fim de pôr tudo isso em prática e trazer um turismo de qualidade merecidamente para São Mateus, destaca.”

Os integrantes do Conselho também trouxeram grandes expectativas de desenvolvimento do turismo em São Mateus à cerimônia de posse. Para Petrocelly Pereira Leite é Representante do Poder Executivo Municipal “Nós temos uma expectativa de trazer recursos para o desenvolvimento do setor do turismo e ativar essa questão de grande importância de trazer o turista para a cidade, para que ele possa conhecer nossas riquezas. Pois embora seja um Município muito rico, ainda é pouco conhecido e divulgado”, declarou.

Lívia de Carla Queiroz representa as agências de turismo e tem boas impressões da iniciativa “que o nosso turismo cresça para trazer maiores benefícios, importação de turistas, geração de serviços, de mão-de-obra e, principalmente, divulgação do nosso Município, que é muito bonito. Eu quero trabalhar para que esse conselho venha se concretizar, para que a gente possa  trazer mais turistas para o nosso Município, para divulgar as nossas belezas”, declarou.

Ao final da cerimônia de posse dos membros do COMTUR, ficou decidido que será marcada uma nova reunião ainda este mês para a definição dos cargos de presidente e vice, além das primeiras pautas para deliberação. A secretária municipal interina de Turismo, Domingas Dealdina, ressalta os benefícios da rativação do Conselho para o Município e reorganização do trade turístico no Município

“O Conselho é representado por diversos setores ligados ao turismo. Então temos tudo que é preciso para reorganizar a parte turística do Município de São Mateus. O benefício disso é que vamos contar com as parcerias para criar projetos do que pode ser de melhor para atender ao Turismo em São Mateus, pois embora seja importante para o Município, também é preciso contemplar todos os setores envolvidos. Acredito muito na deliberação, organização e diálogo do Conselho , para assim expor da melhor forma possível o cenário turístico do Município de São Mateus.”