ENCONTRO REÚNE SECRETÁRIOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO

Alinhar e orientar o trabalho dos secretários e auxiliares de Secretaria. Esse foi objetivo do encontro de Secretários Escolares realizado no Polo UAB. O evento reuniu mais de 50 participantes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio dos setores Núcleo de Gestão, Inspeção Escolar, Bolsa Família e Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), o momento foi dividido para que instruções importantes fossem passadas quanto ao preenchimento de informações do Programa Bolsa Família, Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame), documentos de inspeção, entre outros.

O setor de Inspeção Escolar realizou o primeiro de 3 encontros de formação junto aos secretários, previstos para os dias 15/04, 30/04 e 16/05.

As técnicas Anaclecia de Jesus, Aucilene Martins, Auristela Barcelos e Jordana Gama trabalharam os temas “Atribuições do secretário escolar” e a “Escrituração da documentação”, conforme o Regimento Comum das Escolas da Rede Municipal.

Para o Programa Bolsa Família, o coordenador José Luiz Nery apresentou instruções para a coleta, prazos e registros da frequência escolar do programa bem como da organização dos documentos e o seu arquivamento.

A coordenadora do NTE  Margarilza Gussão e equipe apresentaram o passo a passo dos principais dados do sistema e ferramentas para 2019, tais como novos cadastros e senhas, dados estendidos dos estudantes, conferência de matrícula, checagem de perfis ativos e inativação dos que não estão em uso, cadastramento de turmas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), inserção do parecer descritivo da Educação Infantil para todas as etapas de ensino e também para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e no 1º e 2º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); entre outros.

Para a SME esse momento junto aos profissionais das secretarias escolares é importante porque são eles que atuam na organização e controle de um conjunto de dados – a vida escolar – dos estudantes.