Escola Municipal traz releituras de obras de arte africanas para debater Consciência Negra

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor João Pinto Bandeira, localizada no Bairro Carapina, trouxe releituras de obras de arte africanas junto aos estudantes para debater sobre Consciência Negra.

As atividades fazem parte do Projeto “Consciência Negra - uma atitude diária” e foram desenvolvidas em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), envolvendo as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Geografia.

Toda a produção dos estudantes encontra-se exposta nos corredores e pátio da escola, entre elas, pinturas em tela e telha, confecção de camisas, bolsas e vasos de cerâmica.

“Nossos professores buscaram envolver os estudantes em produções artísticas e os resultados foram verdadeiras obras de arte”, relata a gestora escolar Sandra Oliveira.

“Nosso objetivo foi apresentar a diversidade cultural afro brasileira e demonstrar, por meio de produções artísticas e releituras, como ela está presente no nosso dia a dia”, justificou Joques Moreira, da área de artes que coordenou o projeto em conjunto com as professoras de Língua Portuguesa Elisângela Anchieta Moronari e Geografia, Soliane Bonomo.

Clique aqui e confira a galeria de fotos com mais releituras de obras de arte

Participações em outros eventos

Na última sexta-feira (23) Escola participou da ação realizada pela Secretaria de Assistência Social, com apresentações de dança e teatro com o tema da violência contra a mulher, na Praça Mesquita Neto. Na próxima sexta-feira, (30),haverá a culminância do projeto na escola com apresentações de dança.