Escolas Municipais iniciam ano letivo

Acolher nosso estudante com alegria, motivando-o para um ano de descobertas e muita aprendizagem - essa é a motivação que a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação trouxe para essa terça-feira (5), data de abertura do ano letivo na rede municipal de educação.

“A educação é prioridade para todos nós. Estamos aqui para mais um ano de parceria, dividindo responsabilidades pela educação de nossas crianças. A escola, as famílias, a comunidade e a Secretaria, cada um precisa fazer a sua parte. Manter um diálogo aberto é muito importante para o desenvolvimento de nossas crianças”, afirma Rosângela Miranda, Subsecretária Municipal de Educação.

Aproximadamente 17,5 mil estudantes voltam às aulas nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Ao todo o município possui em sua rede 109 unidades de ensino no meio urbano e no campo.

“Nosso desejo que 2019 seja um ano próspero para a Educação em São Mateus, desde a educação infantil até as séries finais do fundamental II. Vamos dar condições para que as coisas aconteçam. Tivemos avanços em 2018 e queremos muito mais agora. No ano passado, por exemplo, transporte com uma frota monitorada digitalmente; o sistema de pauta eletrônica (Silasme) eliminando os diários; a merenda escolar já incluir produtos da agricultura familiar e a finalização do processo de instalação de internet em todas as escolas.”, pontua José Adilson Vieira, Secretário Municipal de Educação.

José Adilson ressalta que a gestão continuará a dotar toda a Rede Municipal com serviços mais modernos e resolutivos, tanto na infraestrutura quanto na qualidade de ensino e na formação continuada dos professores.

Uma das marcas da gestão, por exemplo, para esse ano será focado no ensino do sexto ao nono ano e na consolidação do programa de ensino que já está alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a entrega de novas unidades escolares.

A Escola Professor João Pinto Bandeira que passa por uma ampla reforma começará as aulas na segunda-feira (11). A mudança de data não comprometerá os dias letivos da escola.

Infraestrutura

Ainda em dezembro de 2018 a Prefeitura iniciou o trabalho de pequenas reformas em algumas unidades educacionais com o objetivo de proporcionar melhor conforto e qualidade nos espaços de ensino do município, recebendo novas pinturas, manutenção nos telhados, limpeza dos espaços recreativos e no entorno. A escola João Pinto Bandeira foi totalmente reformada e está fase final de encerramento.

Em 2019 a Prefeitura pretende entregar as novas unidades dos CEIMs Boa Vista, Georgina (kms) e Tesouro da Ilha (Guriri); Escola Anedina (Nova Lima). Reformar e ampliar a Escola Ouro Negro (Guriri); Escolas km 35, Patrimônio Córrego da Areia e Santo Anjo (região dos kms); Escola São Jorge e Dilô Barbosa (região de Santa Maria). E reformar as Escolas Santa Terezinha (Ponte),  Maria Cunha (Seac);  CEIMs Cláudia Scarinzi (bairro Liberdade), Paraíso Infantil (bairro Bom Sucesso II), Brilho do Saber (Aroeira); e no campo as unidades CEIM Mundo do Saber e CEIM Santa Terezinha (região dos Kms).